Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica

v. 9 n. 1 (2018): Trajetória Multicursos

A TEXTUALIDADE EM PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

  • Diego Roque
  • Estêvão Tertuliano Pereira
  • Rosângela Leffa Behenck
Enviado
2 May 2024
Publicado
02-05-2024

Resumo

Este estudo apresenta a análise de produções textuais, de caráter dissertativo-argumentativo, produzidas por alunos de Ensino Médio, a partir da perspectiva da Linguística do Texto. A escolha pela tipologia dissertativa deve-se ao fato de que, dada a necessidade de apresentação e defesa de um ponto de vista, as produções colocariam em evidência alguns elementos da textualidade indispensáveis ao processo de argumentação. Beaugrande e Dressler (1983) apontam como características responsáveis pela textualidade os fatores pragmáticos (envolvidos no processo sociocomunicativo) e os fatores conceituais e linguísticos (coesão e a coerência), que tiveram uma maior atenção nesta pesquisa. Segundo Costa Val (1999), “a coerência é considerada o fator fundamental da textualidade porque é responsável pelo sentido do texto”; já a coesão, seria “a manifestação linguística deste sentido” (ibidem, p. 7-8). Dessarte, foi possível perceber (1) o mau uso dos elementos de retomada, que ferem a continuidade do texto, isto é, anáforas discordantes do seu antecedente; (2) a ausência de elementos da progressão, sem ao menos apresentar a topicalização da nova frase que forma o parágrafo; e, consequentemente, (3) o dano à articulação do texto (concomitante à não contradição) no momento em que o autor não deixa claro o encadeamento lógico do texto. Portanto, é de suma importância o estudo da textualidade nas produções textuais dos alunos, para a formação do(a) professor(a).

Referências

  1. COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
  2. FÁVERO, Leonor. Coesão e coerência textuais. 11. ed. São Paulo: Ática, 2006.
  3. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de pesquisa. coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
  4. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A coesão textual. 22. ed. São Paulo: Contexto, 2016.
  5. ______. A coerência textual. 18. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
  6. ______. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2017.
  7. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Linguística de texto: o que é e como se faz? São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
  8. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico] : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.