Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 6 n. 1 (2017): Revista Gestão Premium

DOCENTES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL: Uma análise qualitativa de seus fatores motivacionais para o trabalho

  • Pablo Rodrigo Bes Oliveira
  • Tatiana Pagliarin Krindges
Enviado
29 April 2024
Publicado
29-04-2024

Resumo

A sociedade pós-moderna está sofrendo uma série de mudanças que interferem direta e indiretamente na cultura, nos valores e costumes. Estas mudanças afetam a instituição família e repercutem na escola. Um dos fatores históricos que colabora para esta mudança é a busca da mulher no espaço público, e sua inserção no mercado de trabalho, o que gera uma nova organização no núcleo familiar e na busca por objetivos individuais. O presente estudo abordou uma combinação metodológica qualitativa-quantitativa, com aplicação de questionários. O objetivo desta pesquisa foi identificar o que motiva o indivíduo a escolher a carreira docente e quais os desafios com que se depara na prática. Na discussão buscou-se apresentar as respostas do grupo de professores da rede pública estadual de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, contextualizando as mesmas. Como resultados da pesquisa, destacamos que os fatores que levaram os professores pesquisados a escolherem sua profissão e desta motivar-se em meio a tantos desafios, estão relacionados principalmente às questões motivacionais internas do próprio indivíduo.

Referências

  1. ALMEIDA, Felipe Quintão de; BRACHT, Valter; GOMES, Ivan Marcelo. Bauman e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
  2. ARAMBURÚ. Juliane Viegas; RÜBENICH. Nilson Varella. Gestão de pessoas. [Recurso eletrônico]. Osorio: CNEC EAD, 2014.
  3. BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia cientifica. 3ed.- SP. Pearson Prentice Hall, 2007.
  4. BRONOWSKI, Jacob. Ciência e Valores Humanos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.1979.
  5. CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. A Família Contemporânea em debate. São Paulo. EDUC/Cortez. 2000.
  6. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro A.; DA SILVA, Roberto. Metodologia Cientifica. 6° ed.- SP. Pearson Prentice Hall, 2007.
  7. CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2001.
  8. EUGÊNIO, Marconi, FRANÇA Ricardo Orlandi, PEREZ Rui Campos. Ciência da Informação sob a ótica paradigmática de Thomas Kuhn: elementos de reflexão. Perspectivas em ciência da informação1.1 (2008). Disponível em: , acesso em novembro de 2016.
  9. FERREIRA, André; DEMUTTI, Carolina Medeiros; GIMENEZ, Paulo Eduardo Oliveira. A teoria das Necessidades de Maslow: A influência do nível Educacional sobre a sua Percepção no ambiente de Trabalho. XIII SEMEAD- Seminários em Administração. Set 2010. Disponível em: acesso em novembro de 2016.
  10. FERRÉOL, Gilles; NORECK, Jean-Pierre. Introdução a Sociologia. SP. Ática 2007.
  11. FISCHER, Rosa Maria Bueno. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV. Educação e pesquisa, São Paulo,v.28,n.1,p.151-162, jan/jun.2002.
  12. GALEANO, Eduardo. De Pernas pro Ar: a escola do mundo do avesso. Porto Alegre. L&PM, 1999.
  13. GALLO, Sílvio. Filosofia, educação e cidadania. In: PEIXOTO, Adão José (org.). Filosofia, educação e cidadania. 3. ed. Campinas: Editora Alínea, 2010.
  14. GÓMEZ, A. I. Pérez. A Cultura escolar na sociedade neoliberal. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2001.
  15. HAGEMEYER, Regina Cely de Campos. Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança. Educar, Curitiba n24 p.67-85. Editora UFPR. 2004
  16. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. TupyKurumin, 2006. Disponível em: acesso em novembro de 2016.
  17. NARODOWSKI, M. (2013). Hacia un mundo sin adultos. Infancias híper y desrealizadas en la era de los derechos del niño. Actualidades Pedagógicas (62), 15-36.
  18. OLIVEIRA, A.G. A.; ET AL . Principais fatores que motivam os professores de ensino de Ciências e/ou Biologia do município de Aracaju, Sergipe a lecionarem. Scientia Plena. V.5, Num.3. 2009.
  19. PAIXÃO, Alessandro Eziquiel da. Sociologia Geral [livro eletrônico] Curitiba: InterSaberes, 2012.
  20. SAMULSKI, Dietmar. Psicologia do Esporte: teoria e aplicação pratica. Belo Horizonte: Imprensa UFMG,1995.
  21. SANTOS, Glauber Eduardo de Oliveira. Cálculo amostral: calculadora on-line. Disponível em: . Acesso em: setembro de 2016.
  22. SARTI, C. Família e individualidade: um problema moderno. In: CARVALHO, Maria do Carmo Brant. A família contemporânea em debate. Sao Paulo: EDUC/Cortez, 2000.
  23. SENGE, Peter M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. Best Seller, 2009.
  24. SILVERMAN, David. Métodos de Pesquisa- Interpretação de Dados Qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. 3° ed. –Porto Alegre/RS. Artmed, 2009.