Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica

v. 13 n. 2 (2020): Trajetória Multicursos

A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • João Paulo da Silva Brito
Enviado
3 May 2024
Publicado
03-05-2024

Resumo

A educação infantil tem sido alvo de vários estudos, questionamentos e repercussões no contexto educacional e científico, a importância dos debates das várias característica e peculiaridades em suma demostra a importância da educação em um contexto amplo e necessário a formação cidadã. O presente estudo tem como objetivo compreender a contribuição do lúdico para educação infantil. Em relação à metodologia trata-se de uma abordagem qualitativa de caráter descritivo caracterizado por levantamento bibliográfico de autores como Silva (2015), Santos (2014), Oliveira (2010), Nasser (2010), Lima (2013) entre outros, tendo como critérios de inclusão: Documentos bibliográficos, abordar o tema de ludicidade na educação infantil, os documentos contemplados precisam ser a partir de 2010, são critérios de exclusão: Documentos incompletos ou que não contemplem a referências apropriadas foram utilizados os seguintes descritores: ludicidade, educação infantil, lúdico, importância do lúdico. O presente estudo confluiu-se de contextos teóricos marcantes buscando dados sistematizados em prol da importância do brincar na educação infantil, nesse sentido oportunizou um aprofundamento dos conhecimentos do tema da prática educativa lúdica o qual se mostrou como uma ferramenta facilitadora na educação infantil, que oportuniza metodologias diversificadas por meio das várias ferramentas lúdicas como os jogos, brincadeiras, músicas e dentre outros.

Referências

  1. ARANTES, Adriana Rocha Vilela; BARBOSA, Jéssica Thaynara da Silva. O lúdico na educação infantil. Revista Online de Magistro de Filosofia: Ano X, Goiás, n. 21, p.100-115, 2017. Semestral. Disponível em: . Acesso em: 11 out 2020.
  2. CORRÊA, Leidniz Soares; BENTO, Raquel Matos de Lima. A importância do lúdico para a aprendizagem na educação infantil. Faculdade Panamericana de Ji Paraná, Ji Paraná, p.1-21, 2012. Disponível em: . Acesso em: 11 out 2020.
  3. FREITAS, Mariana Duarte. A importância do brincar na educação infantil. 2015. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Faculdade de Pará de Minas, Pará de Minas, 2015. Disponível em: . Acesso em: 11 out 2020.
  4. GUIMARÃES, Maria Ivone Pereira; SILVA, Elias do Nascimento. A importância do lúdico na educação infantil na idade de cinco anos. Revista Científica Semana Acadêmica, Fortaleza, n. 65, p.1-13, dez. 2014. Disponível em: . Acesso em: 11 out 2020.
  5. KLASSMANN, Liane Maria Grigolo. O lúdico no processo de aprendizagem de crianças da educação infantil. 2013. 38 f. Monografia (Especialização) - Curso de Métodos e Técnicas de Ensino, Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. Disponível em: . Acesso em: 11 out 2020.
  6. LEAL, Florência de Lima. A importância do lúdico na educação infantil. 2011. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Piauí, Picos, 2011. Disponível em: . Acesso em: 11 out 2020.
  7. LIMA, Bruna Alessandra Silva. O brincar na educação infantil: O lúdico como estratégia educativa. 2013. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação, Brasília, 2013. Disponível em: . Acesso em: 11 out 2020.
  8. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 8. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2007. Disponível em: . Acesso em: 11 out 2020.
  9. MORAIS, Elirian de Oliveira; ARAÚJO, Eudeiza Jesus de. JOGOS E BRINCADEIRAS: O Lúdico na Educação Infantil e o Desenvolvimento Intelectual. Revista Saberes, Pimenta Bueno, p.1-15, Não é um mês valido! 2015. Disponível em: . Acesso em: 11 out 2020.
  10. NASSER, Faculdade Alfredo; HUTIM, Marciley Maria. Ensinar numa perspectiva lúdica a partir dos jogos e das brincadeiras na educação infantil. 2010. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto Superior de Educação, Aparecida de Goiânia, 2010.
  11. OLIVEIRA, Ana Paula de. A importância do lúdico na educação infantil. 2010. 85 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.
  12. SANTOS, Cristiane Cimelle da Silva; COSTA, Lucinalva Ferreira da; MARTINS, Edson. A PRÁTICA EDUCATIVA LÚDICA: UMA FERRAMENTA FACILITADORA NA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades Opet, Curitiba, p.74-89, dez. 2015. Disponível em: . Acesso em: 11 out 2020.
  13. SILVA, Fabiana Fernandes da. A vivência lúdica na prática da educação infantil: dificuldades e possibilidades expressas no corpo da professora. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Processos Socioeducativos e Práticas Escolares, Departamento de Ciências da Educação, Universidade Federal de São João Del-rei, São João Dei-rei, 2011. Disponível em: . Acesso em: 11 out 2020.
  14. SILVA, Marilene Pereira da. A importância do lúdico na educação infantil. 2015. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. Disponível em: . Acesso em: 11 out 2020.
  15. TEIXEIRA, Hélita Carla; VOLPINI, Maria Neli. A importância do brincar no contexto da educação infantil: creche e pré-escola. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro, v. 1, n. 1, p.76-88, 2014. Disponível em: . Acesso em: 11 out 2020.