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Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica

v. 9 n. 1 (2018): Trajetória Multicursos

GRAU DE INSTRUÇÃO E O MERCADO DE TRABALHO

  • Liane Broilo Bartelle
  • Gilberto Broilo Neto
Enviado
2 May 2024
Publicado
02-05-2024

Resumo

O presente estudo trata de questões pertinentes à empregabilidade envolvendo o grau de instrução dos candidatos e o mercado de trabalho. Averigua, também, o nível de escolaridade que as empresas requerem para cada cargo determinado, questionando se as pessoas que compõem o quadro de funcionários realmente têm o conhecimento ideal ou se estão ocupando uma posição hierárquica na organização em função de ter algum apadrinhamento envolvido na sua contratação. Afinal, o que se busca investigar é a importância da educação superior como processo que acarreta em um diferencial competitivo para os candidatos que procuram, nos estudos acadêmicos, adquirir as aptidões exigidas pelas organizações e que podem deixá-los em uma posição de destaque frente aos demais indivíduos. Através de uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica, a temática desta investigação é analisada e discutida cientificamente conforme as teorias propostas por Silva (2016), França (1994), Oliveira (2004), Volpi (1996), dentre outros, que possibilitam ao leitor ter uma visão clara sobre a problemática central e assim, em sua conclusão, ser capaz de diferenciar um candidato tecnicamente apto para assumir uma vaga de emprego comparando com outro participante do processo seletivo que não atende a todas as condições requeridas e que é escolhido para o cargo a partir de um relacionamento com funcionários dessa entidade contratante.

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