Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica

v. 9 n. 1 (2018): Trajetória Multicursos

INTEGRAÇÃO DO TPACK NO USO DAS REDES SOCIAIS NUMA ESCOLA PÚBLICA

  • Ketlin Lugiane Spies
  • Adão Caron Cambraia
Enviado
2 May 2024
Publicado
02-05-2024

Resumo

As revoluções tecnológicas e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação têm estimulado a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, complementares a todo o processo de ensino e aprendizagem, envolvendo assim estudos sobre os saberes docentes necessários ao desenvolvimento do TPACK[1]. Este artigo é resultado de pesquisa realizada em uma escola no município de Nova Candelária - RS, em março de 2018, cujo objetivo foi entender como se apresenta o TPACK na utilização das redes sociais para transformar a sala de aula em um espaço mais comunicacional. O TPACK perpassa pelos usos das redes sociais numa escola pública? O referido tema foi escolhido por se tratar de um assunto que envolve grande parte dos jovens. As redes sociais têm alterado a maneira como vivemos e afeta o meio político, econômico e, principalmente, a educação. A pesquisa é um estudo de caso com procedimentos qualitativos para levantamento e análise dos dados, onde foi aplicado um questionário para os professores. Ao identificar 1 professor de 8 pesquisados que diz utilizar redes sociais digitais fizemos novos questionamentos ao mesmo para entender como ocorre a aliança entre educação e redes sociais. Percebemos que a maioria apesar de utilizar as redes sociais em sua vida cotidiana não possui um conhecimento pedagógico tecnológico do conteúdo.

[1] Sigla em inglês para Technological Pedagogical Content Knowledge (Conhecimento Pedagógico Tecnológico do conteúdo).

Referências

  1. ARCHAMBAULT, L., & CRIPPEN, K. Examining TPACK among K-12 online distance educators in the United States. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, 2009, 9, p. 71-88.
  2. BOYD, Danah M.; ELLISON, Nicole B. Social Network Sites: Definition, History, and Scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication. 2008. Disponível em: . Acesso em: 14 maio 2018.
  3. CAMBRAIA, Adão Caron. Domínio e cultura informática na escola. Revista Linhas. Florianópolis, v. 14, n. 27. Jul./Dez/2013.
  4. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
  5. HARDAGH, Claudia Coelho. Redes Sociais Virtuais: Uma proposta de escola expandida. 2009. 157 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica de São Paulo.
  6. KOHLER, M. J., & MISHRA, P. Introducing TPCK. In J. A. Colbert, K. E. Boyd, K. A. Clark, S. Guan, J. B. Harris, M. A. Kelly & A. D. Thompson (Eds.), Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge for Educators (pp. 1–29). 2008. New York: Routledge.
  7. KOEHLER, M. J., & MISHRA, P. (2009). What is technological pedagogical content knowledge? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, p.60-70. 2009.
  8. LIMA, Luiz Claudeivan Cruz. Análise das práticas docentes de planejamento e mediação em redes sociais no ensino médio. 2011. 146 p. Dissertação – (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2011.
  9. MISHRA, P., & KOEHLER, M. J. Technological pedagogical content knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Record, 2006, 108, p. 1017-1054.
  10. NIESS, M. L. Preparing teachers to teach science and mathematics with technology: Developing a technology pedagogical content knowledge Teaching and Teacher Education, 2005, 21, p. 509-523.
  11. RECUERO, Raquel. Comunidades em redes sociais na internet: proposta de tipologia baseada no fotolog.com. Tese (Doutorado) - Doutorado em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 334f. 2006.
  12. RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
  13. SHULMAN, L. S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 1986, p. 15.