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Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica

v. 8 n. 1 (2017): Trajetória Multicursos

CRIANÇA FELIZ (RE)VIVENDO A CULTURA AÇORIANA: Práticas da história e da cultura na infância

  • Catiana Gafforelli Espindula
  • Carla Marisa Weber
  • Itamara Simoni Bassani
Enviado
30 April 2024
Publicado
30-04-2024

Resumo

Este trabalho é o relato do projeto desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz, no município de Osório/RS, com crianças de zero a cinco anos de idade, no ano de 2016. Com práticas do currículo da Educação Infantil que buscam articular as experiências e saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio histórico e cultural, o projeto Criança Feliz (Re)Vivendo a Cultura Açoriana, resgata parte de nossa história que foi o povoamento, da então Vila da Serra, por açorianos, reconhecendo nossa identidade cultural, despertando o sentimento de pertencimento da nossa gente e de nosso lugar. Utilizando pesquisas e entrevistas com famílias, palestra com a historiadora Marina Raymundo, busca e resgate de materiais e acervos, procurou-se envolver as famílias das crianças e suas contribuições. Através de atividades como saídas a campo, visita a Sala Açoriana, Império do Divino, observação dos vestígios da arquitetura de origem açoriana na cidade, confecção de brinquedos como pipa, brincadeiras com pião e bilboquê, culinária, artesanato como as rosetas de crochê, a religiosidade expressa nos festejos do Divino, a musicalidade, as danças e os instrumentos musicais, buscou-se conhecer e vivenciar diferentes aspectos das contribuições da cultura Açoriana. A atividade de encerramento do projeto foi o Chá Açoriano, momento de socialização dos conhecimentos e vivências das crianças. Como resultado obteve-se uma maior aproximação e valorização do trabalho desenvolvido na instituição junto às crianças, bem como a busca constante pelo pertencimento como base para a construção da identidade e a formação de sujeitos culturais.

Referências

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