
O presente estudo teve como objetivo realizar atos educativos como
possibilidade de ressignificação do conhecimento dos adultos jovens acerca das infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). Foi utilizada a abordagem qualitativa descritiva por meio da metodologia da pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual com 15 estudantes do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos, localizada no município de Cajazeiras, Paraíba – Brasil, no ano de 2019. Foram executadas três ações educativas, sendo estas realizadas por meio de encontros dialogados e aplicação de jogos educativos. Para a realização da avaliação das ações foi utilizada entrevistas semiestruturadas, que posteriormente foram analisadas de acordo com o uso da técnica de Discurso do Sujeito coletivo. As intervenções educativas se fundamentaram nas temáticas encontradas no diagnóstico situacional: Compreensão dos adultos jovens acerca das IST’s; sentimentos e sensações relacionados as IST’s; problemas e dificuldades percebidas no âmbito de convívio acerca das IST’s; assistência prestada por profissionais de saúde acerca das IST’s e ações e atividades essenciais para a prevenção das IST’s no público adulto juvenil. As ações educativas se caracterizaram como ferramenta efetiva para o processo de ensino-aprendizagem em saúde.