O estudo visa compreender os desafios da população LGBTQIA+ e a contribuição da psicologia no âmbito organizacional.
Método: utilizou-se como método levantamento bibliográfico na base eletrônica Google Acadêmico entre os anos de 2010 a 2022 onde, após aplicação de critérios de inclusão e exclusão, 06 artigos e 02 cartilhas pertinentes ao assunto foram selecionados para compor o estudo.
Resultado: os desafios enfrentados pela população LGBTQIA+ no âmbito organizacional, incluem a dificuldade de inserção no mercado de trabalho formal, invalidações de sua própria existência, preconceitos, discriminações e até mesmo a violência, seja psicológica ou física, porém as contribuições da psicologia não foram citadas como um aspecto a ser considerado na gestão desses desafios.
Conclusão: é necessário que os meios acadêmicos abordem o tema em disciplinas específicas, para formar psicólogos organizacionais capacitados e comprometidos, visto que atualmente o profissional que atua frente a diversidade e inclusão nas empresas ocorre por identificação. A mudança necessita desse olhar de todos e não apenas aqueles que englobam ou se identificam com a sigla.