Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos originais

v. 8 n. 1 (2023): Revista Perspectiva: Ciência e Saúde

VIVÊNCIA DO DISCENTE EM ENFERMAGEM NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADOR: Relato de experiência

  • Letícia Pilotto Casagranda Filgueiras
  • Emily da Silva Eberhardt
  • Atalíbio Filipe Becker Baltazar
Enviado
26 April 2024
Publicado
26-04-2024

Resumo

Este estudo objetiva descrever a experiência de graduandos do curso de enfermagem no desenvolvimento do Projeto Integrador (PI). O PI é uma atividade extraclasse, na qual todos os discentes do Curso de Enfermagem do UNICNEC estão inclusos. Tem como proposta integrar o conteúdo das disciplinas com a pesquisa, desenvolvendo propostas interdisciplinares, em que os alunos possam elaborar produções acadêmicas por meio do desenvolvimento de trabalho científico e produto final. O PI é dividido em cinco encontros e para o sucesso do desenvolvimento do trabalho é preciso respeitar todos os encontros estipulados. No primeiro ocorre uma explanação da temática e divisão dos grupos. O segundo e terceiro encontro são relacionados ao andamento da revisão de literatura. O quarto encontro é designado à elaboração do produto final e no quinto encontro realiza-se a apresentação do produto final. A vivência na elaboração do PI possibilitou aos discentes uma nova experiência no desafio de trabalhar em equipe dentro do ambiente de ensino, uma vez que viabilizou aprofundamento dos estudantes, com o conhecimento de pesquisa, explorando a elaboração de um trabalho científico em grupo.