Artigos originais
v. 7 n. 1 (2022): Revista Perspectiva: Ciência e Saúde
A IMPORTANCIA DE INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS ASSOCIADAS AO TRATAMENTO ONCOLÓGICO DE CRIANÇAS: Uma revisão literária
- Júlia Duvina Toffoli
- Alessandra Marques Cecconello
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Enviado
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25 April 2024
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Publicado
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25-04-2024
Resumo
Este estudo pretende identificar a importância das intervenções psicológicas associadas ao tratamento oncológico de crianças a partir de uma revisão literária. Utilizou-se como base de dados as Biblioteca Eletrônica Científica (SCIELO), Google Acadêmico, Site do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Foram encontrados uma diversidade de artigos referentes ao tema, sendo selecionados 15 para a leitura, destes, apenas 11 foram incluídos na revisão, segundo os critérios de inclusão e exclusão. No campo das doenças, o câncer se apresenta como o grande vilão, sendo este um conjunto com mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células invasoras de tecidos e órgãos. Trata-se de uma doença que vai além do desastre físico-biológico, o efeito que o diagnóstico provoca no campo emocional dos pacientes e sua rede de relações é igualmente engrandecido, amplificado quando atinge crianças. O papel do psicólogo associado ao tratamento oncológico faz com que haja uma maior visibilização de uma área específica da psicologia, denominada psico-oncologia. Diante da complexidade do câncer e dos problemas biopsicossociais por ele acarretados, tanto para os pacientes pediátricos quanto para suas famílias, é relevante considerar todos os aspectos envolvidos na doença, enfatizando a importância da equipe multidisciplinar, e especialmente, o papel do psicólogo e suas intervenções como um fator importante durante o processo, seja ele de diagnóstico, de acompanhamento durante o tratamento ou após alta, como também em situações de cuidados paliativos e apoio à família, em casos de morte do paciente pediátrico. Os artigos utilizados apresentaram a importância e descreveram algumas intervenções realizadas na área de psico-oncologia pediátrica, no entanto percebeu-se a carência de informações sobre a real efetividade das intervenções realizadas, bem como seus benefícios e aspectos positivos da abordagem.
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