Artigos
v. 1 n. 1 (2018): CNEC Educação
IDENTIFICAÇÃO DAS POSSÍVEIS CAUSAS DE BAIXO DESEMPENHO NAS DISCIPLINAS DE FÍSICA EM ENGENHARIAS
- Jucelino de Almeida
- Andréia Lange
- Marcello Soares
- Savio Bertoli
-
Enviado
-
22 April 2024
-
Publicado
-
22-04-2024
Resumo
Nos cursos de engenharia da Faculdade CNEC Itajaí, a disciplina de Física I introduz a dinâmica e estática com uma ótica mais avançada do que as abordadas no ensino médio. Noções de cálculo diferencial são introduzidas para que os discentes compreendam a modelagem matemática e a dedução das equações por eles utilizadas no ensino médio. Os grandes índices de reprovações nos cursos de engenharia nos semestres iniciais são comuns em todo o território nacional. Dessa forma, o presente trabalho buscou identificar as causas do baixo desempenho na disciplina de Física I nos cursos de engenharia da Faculdade CNEC Itajaí tendo como objetivo maximizar o aprendizado. Utilizando a correção das avaliações como ferramenta de diagnóstico, este estudo expõe a realidade de muitos discentes. A análise dos resultados permite confirmar que grande parte do índice de reprovações está associado a deficiência no conhecimento de matemática básica.
Referências
- BAZZO, W. A.; VALE PEREIRA, L. T. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 4. ed. Florianópolis, SC: UFSC, 2013.
- CHICK, H. L.; BAKER, M. K. Investigating Teacher’s Responses to Students Misconceptions. IN: CHICK, Helen L. & VICENT, Jill L. (eds.). Pro¬ceedings of the 29th Conference of the International Group for Psychology of Mathematics Education, Anais, vol, 2, p. 249-256. Melbourne: PME, 2005.
- CURY, H. N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Coleção Tendências em Educação Matemática. São Paulo: Autêntica, 2007.
- DEL PUERTO, S. M.; MINNAARD, C. L.; SEMINARA, S. A. Análisis de los errores: una valiosa fuente de información acerca de la aprendizaje de las matemáticas. Revista Iberoamericana de Educación, v. 38, n. 4, 2006.
- FERREIRA, D. H. L.; BRUMATTI, R. N. M. Dificuldades em matemática em um curso de engenharia elétrica. Horizontes, Itatiba, v. 27, n. 1, p. 51-60, jan/jun. 2009.
- MOREIRA, M. A. Ensino de física no Brasil: retrospectiva e perspectivas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 22, n. 1, 2000.
- PINTO, N. B. O erro como estratégia di¬dática: estudo do erro no ensino da matemática ele¬mentar. Campinas: Papirus, 2000.
- POCHULU, M. D. Análisis y categorización de erroresenel aprendizaje de la matemática em alumnos que ingresan a la universidad. Revista Iberoamericana de Educación, v. 35, n. 4, 2004.
- ZARPELON, E.; RESENDE, L.M.M.; REIS, E.F. Análise do desempenho de alunos ingressantes de engenharia na disciplina de Cálculo diferencial e integral I. Interfaces da educação, v.8, n.22, p. 303-335, 2017.