Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 1 n. 1 (2018): CNEC Educação

A IMPORTÂNCIA DA DISSEMINAÇÃO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Carolina Jacinto
  • Carlos Nascimento
  • Jucelino de Almeida
  • Marcello Soares
Enviado
22 April 2024
Publicado
22-04-2024

Resumo

Ao ingressar na escola as crianças possuem diferentes níveis de saber adquiridos no convívio social e familiar. Essa miscigenação do conhecimento faz com que a metodologia de ensino se torne complexa e de extrema importância na vida da criança. É notório a importância que o domínio matemático tem para uma sociedade. Assim o presente estudo consistiu em buscar estratégias que melhorem e facilitem a aprendizagem voltada a matemática. Diversas metodologias de ensino são analisadas. Problemas clássicos, conceitos e regras são desmistificados. Por fim, fica clara a importância do uso de estratégias, recursos ou metodologias adequadas para que a matemática se torne interessante para os alunos.

Referências

  1. AGUIAR, Glauco da Silva; ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho. Letramento em Matemática: um estudo a partir dos dados do PISA 2003. Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 42, p. 1-21, abr. 2012.
  2. AROCA, Armando; CAUTY, André. Dificuldades metodológicas na pesquisa sobre o pensamento matemático indígena e sua educação matemática paradoxal. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 58, p. 841-860, ago. 2017.
  3. BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. (Org.) Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectiva. São Paulo: UNESP, 1999.
  4. BORDENAVE J.D.; PEREIRA A.M.; (Org.) O que é ensinar. Petrópolis: Vozes, 2000.
  5. CAZORLA, Irene Mauricio. (Org.) Metodologia do ensino da matemática. Ilhéus: Editus, 2012.
  6. HENGEMÜLE, Adelar (Org.) Significara educação: da teoria à sala de aula. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
  7. MACIEL, Paulo Roberto Castos; CARDOSO, Tereza Fachada Levy. A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem. Bolema, Rio Claro, v. 28, n. 50, p. 1348-1367, dez. 2014.
  8. SOUSA, Cristina; MENDES, Fátima. Aprender a Resolver Problemas no 2º ano do Ensino Básico. Bolema, Rio Claro, v. 31, n, 57, p. 243-265, abr. 2017.
  9. VAZ, Duelci Aparecido de Freitas. PEREIRA, Natália Cristina Souza. Formação do Conceito de Volume nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um experimento didático formativo baseado na perspectiva da Teoria do Ensino Desenvolvimental. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 58, p. 799-818, ago. 2017.