Artigos
v. 1 n. 1 (2018): CNEC Educação
BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CONTROLE SOCIAL MUNICIPAL DOS CONSELHOS AMBIENTAIS
-
Enviado
-
22 April 2024
-
Publicado
-
22-04-2024
Resumo
A instauração do voto universal e do regime democrático de eleições não se mostram suficientes para o controle efetivo da sociedade sobre seus governantes. Nas relações formais da política, o poder econômico ainda determina a agenda das políticas públicas e o exercício da cidadania fica restrito ao direito ao voto. Estabelecer o controle social é importante para garantir que as políticas estejam alinhadas com a necessidade da população, tornando o serviço público mais eficiente. Ademais, a contínua e efetiva participação cidadã fiscaliza os recursos públicos e avaliam se seus resultados condizem com as diretrizes fixadas pela população. Neste sentido, como instrumentos para o controle social e garantia da democracia participativa, surgem os Conselhos de Política Públicas, com foco nos conselhos municipais de meio ambiente. A partir de metodologia de análise normativa federal e estadual do Estado do Rio de Janeiro iremos analisar sucintamente como se instrumentaliza o controle social ambiental municipal.
Referências
- ÁVILA, Humberto. Teoria da Igualdade Tributário. 3. ed. São Paulo: Malheiros, 2015.
- BOBBIO, Norberto. Da Estrutura à Função: Novos Estudos de Teoria do Direito. Tradução: Daniela BeccacciaVersiani. Barueri: Manoele, 2007
- ______. O futuro da democracia: Uma defesa das regras do jogo. Tradução: Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
- BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
- MARQUES, Mariana Pasqual. Guia Prático para Conselheiros e Conselheiras Municipais. São Paulo: Agenda Pública, v. 1, 2011.
- PEREZ, Ilma Conde. Conselhos Municipais de Meio Ambiente: Orientações para Implementação. Rio de Janeiro: Instituto Estadual do Ambiente, 2015. Organização: Maria
- Alice Bento Bourguignon, Rogerio Giusto Corrêa
- SOUZA, Tatiana Santana de. "Controle Social" nas políticas ambientais no município do Cabo de Santo Agostinho. 2010. 82 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Desenvolvimento e Ambiente, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.