Artigos
v. 2 n. 1 (2019): CNEC Educação
INOVAÇÃO PELA ABORDAGEM DESIGN THINKING: Um estudo de projetos desenvolvidos em uma instituição de Ensino Superior
- Daniel Lima
- João Lucas
- Josué Balbinot
- Lucas Bin
- Vanderlei Salla
- Paula Ganzer
-
Enviado
-
22 April 2024
-
Publicado
-
22-04-2024
Resumo
Os grupos pesquisados criaram novos empreendimentos inovadores através da abordagem do Design Thinking. A pesquisa teve por objetivo analisar as propostas de inovação desenvolvidas pela abordagem do Design Thinking, com foco no empreendedorismo. A metodologia utilizada possui abordagem quantitativa e qualitativa, quanto aos objetivos, se caracteriza como exploratória e descritiva, quanto aos procedimentos técnicos, se classifica como estudo de caso e quanto às técnicas, utilizou a análise de conteúdo. A pesquisa teve como objeto de estudo, os projetos resultantes da aplicação do Projeto Integrador de alunos dos cursos de gestão de uma instituição de Ensino Superior, localizada na Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul. Observou-se que os grupos conseguiram criar novos negócios juntando teoria e prática, utilizando-se de literaturas clássicas e atuais. Conclui-se que a teoria é de suma importância na construção de novos negócios, servindo de base para os mesmos. Os grupos atingiram as necessidades do seu público alvo obtendo assim êxito tanto em inovação como em empreendedorismo.
Referências
- AUTIO, E.; KENNEY, M.; MUSTAR, P.; SIEGEL, D.; WRIGHT, M. Entrepreneurial innovation: the importance of context. Research Policy, v. 43, n. 7, p. 1097-1108, 2014.
- ALBIOL-SANCHEZ, J.; VAN STEL, A. Investigating the impact of small versus large firms on economic performance of countries and industries. In: Contemporary Entrepreneurship. Springer International Publishing, 51-73, 2016.
- AUDRETSC, D. B. Everything in its place: entrepreneurship and the strategic management of cities, regions, and states. Oxford University Press. New York: USA. 2015.
- AUDRETSC, D. B.; LINK, A. N. Entrepreneurship and innovation: public policy frameworks. The Journal of Technology Transfer, v. 37, n. 1, p. 1-17, 2012.
- BERENDS, H., JELINEK, M., REYMEN, I.; STULTIËNS, R. Product innovation processes in small firms: Combining entrepreneurial effectuation and managerial causation. Journal of Product Innovation Management, v. 31, n. 3, p. 616-635, 2014.
- BOAVA, D. L. T.; MACEDO, F. M. F. Empreendedorismo explicitado à maneira dos filósofos, 2011.
- BONINI, Luis Endo; ENDO, Gustavo de Boer; Design thinking: uma nova abordagem para inovação. 2011. Disponível em: http://www.redeinovacao.org.br/LeiturasRecomendadas/Design%20Thinking%20Uma%20Nova%20Abordagem%20da%20Inovacao.pdf. Acesso em: 14 nov. 2018.
- BHUPATIARAJU, S.; NOMALER, Ö.; TRIULZI, G.; VERSPAGEN, B. Knowledge flows: analyzing the core literature of innovation, entrepreneurship and science and technology studies. Research Policy, v. 41, n. 7, p. 1205-1218, 2012.
- BRAND, R, Managing Design Is Design Management Education Relevant to the Design Management Profession? Summary of the round table discussion at the Köln International Schoolof Design, Colônia, 14/11/2002. DesignThinking– Inovação em Negócios.
- BROWN, Tim. Change by Design: how design thinking transforms organizations and inspires innovation. HarperCollins, New York, 2009.
- DIEHL, Ceci da Costa. A metodologia do design thinking para a formação de estratégias em comunicação. 2018. 128 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Universidade Católica de Brasília, Brasília. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/bitstream/tede/2407/2/CecidaCostaDiehlDissertacao2018.pdf. Acesso em 10 out. 2018.
- DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
- DOLABELA, F. O segredo de Luísa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
- FAGERBERG, J.; FOSAAS, M.; SAPPRASERT, K. Innovation: exploring the knowledge base. Research policy, v. 41, n. 7, p. 1132-1153, 2012a.
- FAGERBERG, J.; LANDSTROM, H.; MARTIN, B. R. Exploring the emerging knowledge base of ‘the knowledge society. Research Policy, v. 41, n. 7, p. 1121-1131, 2012b.
- FEOLA, João Luiz de Mello Tavares. Avaliação da contribuição do design thinking para a redução de incertezas em projeto. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo. Disponível em: http://bibliotecatede.uninove.br/bitstream/tede/1681/2/João%20Luiz%20de%20Mello%20Tavares%20Feola.pdf. Acesso em: 12 out. 2018.
- GEM. Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil. Relatório Executivo 2017. Acesso em: https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Relatório%20Executivo%20BRASIL_web.pdf. Acesso em 12 nov. 2018.
- GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
- GUIMARÃES, Sonia Karam; AZAMBUJA, Lucas Rodrigues. Internacionalização de micro, pequenas e médias empresas inovadoras no Brasil. Desafios do novo paradigma de desenvolvimento 2 017.
- LANDSTROM, H.; ÅSTRÖM, F.; HARIRCHI, G. Innovation and entrepreneurship studies: one or two fields of research? International Entrepreneurship and Management Journal, v. 11, n. 3, p. 493-509, 2015.
- LANDSTROM, H.; HARIRCHI, G. The social structure of entrepreneurship as a scientific field. Research Policy, v. 47, n. 3, p. 650-662, 2018.
- LIMA, Glessia Silva de. Inovação na pequena empresa: desvendando conceitos, modelos e políticas de inovação. Tese (Doutorado em Administração de Empresas). 126 p. (Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV/EAESP) Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas Gestão de Operações e Competitividade. 2018. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/24719/Glessia%20Silva_Doutorado_Tese.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 dez. 2018.
- MARTES, A. C. B. Weber e Schumpeter: a ação econômica do empreendedor.
- Revista de Economia Política, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 254-270, abr./jun. 2010.
- MARTIN, R. L. The design of business: why design thinking is the next competitive advantage. Boston, Mass., Harvard Business Press, 2009.
- OECD. Manual de Oslo. Proposta de diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica. 3. ed. FINEP – Tradução português. 2005.
- PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica e filosofia. São Paulo, Cultrix, Editora Universidade de São Paulo, 1975.
- SCHUMPETER, Joseph Alois. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e ciclo econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1982.
- SMITH, M. K.; BUSI, M.; BALL, P. D.; MEER, R. Van Der. Factors influencing an organisation’s ability to manage innovation: a structured literature review and conceptual model. International Journal of Innovation Management, v. 12, n. 4, p. 655-676, 2008.
- SQUICCIARINI, M. Entrepreneurship, innovation and enterprise dynamics. Small Business Economics, v. 48, n. 2, p. 273-278, 2017.
- STEPHENS, H. M.; PARTRIDGE, M. D.; FAGGIAN, A. Innovation, entrepreneurship and economic growth in lagging regions. Journal of Regional Science, v. 53, n. 5, p. 778-812, 2013.
- VIANNA, Mauricio et al. Design Thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012. 162 p. Disponível em: https://cdn2.hubspot.net/hubfs/455690/Ofertas/E-books/Arquivos/Livro_Design_Thinking_-_Inovao_Negcios.pdf. Acesso em: 15 nov. 2018.
- WALTON, T. Design Matters. Design Management as a business and academic discipline. Boston: DMI- Design Management Institute, Design Management Journal Academic Review, 2000.
- YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.