Artigos
v. 2 n. 1 (2019): CNEC Educação
A CONSTRUÇÃO DE BLOG COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER A LEITURA E A ESCRITA
-
Enviado
-
22 April 2024
-
Publicado
-
22-04-2024
Resumo
Esta pesquisa busca saber em que medida o blog pode se constituir em instrumento de mediação e significação no processo de construção das habilidades de leitura e escrita na escola, visando à prática de letramentos múltiplos. A pesquisa é de caráter qualitativo. Os alunos respondem a um questionário contendo perguntas abertas e fechadas sobre o processo de escrita antes e após a criação dos blogs. Será feita Análise Textual Discursiva dessas escritas, com base em Morais & Galliazzi (2007). Trata-se tanto de blogs pessoais quanto de um blog constituído como espaço de interlocução e publicação dos textos produzidos pelos alunos do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha (SA), com o objetivo de ampliar as possibilidades de leitura e escrita e, em consequência, de exercício da cidadania.
Referências
- BAKHTIN, M. (2010) “Estética da Criação Verbal”. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
- MARCUSCHI, L. A. (2008) “Produção textual, análise de gêneros e compreensão”. São Paulo: Parábola.
- MORAIS, R. (2003) “Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise
- textual discursiva”. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211.
- MORAIS, R. & Galliazzi (1997) “Análise Textual Discursiva”. Ijuí: Editora da Unijuí,
- ROJO, R. (2009) “Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social”. São Paulo, Parábola Editorial.
- SOARES, M. (1998) “Letramento – Um tema em três gêneros”. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica.
- VIGOTSKI, L. V. (2207) “A formação Social da Mente”. São Paulo: Martins Fontes.