Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos de revisão

v. 17 n. 2 (2024): Trajetória Multicursos

A SÍNDROME DE BURNOUT E SEUS IMPACTOS NA VIDA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Enviado
27 June 2025
Publicado
27-06-2025

Resumo

Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão da literatura narrativa sobre a Síndrome de Burnout e seus impactos na vida do Professor do ensino Fundamental, por meio do qual foi realizado um levantamento bibliográfico exploratório nas seguintes bases eletrônicas: Biblioteca eletrônica Scielo; Biblioteca virtual de saúde Pepsic bvsalud.org; Google Acadêmico; autores de artigos científicos e revistas especializadas. O problema de pesquisa buscou identificar de que forma os professores do Ensino Fundamental são acometidos pela síndrome de Burnout. Concluiu-se que a Síndrome de Burnout deteriora a saúde dos professores e suas relações sociais, além de levar a uma falta de perspectiva quanto à melhoria profissional e desestimular o desempenho laboral deles, fatos que produzem sofrimento intenso capaz de levá-los a abandonar a profissão.