
O presente artigo propõe uma análise da atuação das psicólogas escolares
inseridas em escola pública e privada da Região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Objetivando verificar como estão sendo suas práticas nesse contexto. Os objetivos específicos foram mapear esses profissionais; verificar as demandas e as possibilidades de atuação junto à equipe e suas percepções em relação aos seus trabalhos em escola. As análises destas questões deram- se a luz de teóricos da educação e da psicologia escolar. Conforme Quevedo e Conte (2016) atuação do psicólogo escolar deve visar instituição como um todo possível/necessário a ser trabalhado. É um estudo qualitativo, utilizando o método de análise de conteúdo segundo BARDIN (2004), com um questionário semiaberto. Participaram do estudo quatro - dos sete psicólogos (as), localizadas por mapeamento - de diferentes locais. Sendo duas de escolas públicas e duas de escolas privadas. A análise referente às atuações considerou as categorias e, itens criados por Santos, Et. al. (2017) sobre as competências do psicólogo escolar. As considerações finais apontam através das entrevistas que há demandas em comum para a psicologia nas escolas, tais como: Transtornos Psicológicos, inclusão de alunos e alunas especiais, entre outras. As entrevistadas também relatam o desconhecimento por parte da escola da psicologia escolar e sua atuação na escola. O estudo constata a que maioria das entrevistadas atuam na prevenção e na comunidade escolar como um todo envolvendo a interação dos demais profissionais da escola (diretores e professores).