Este artigo objetivou investigar e avaliar o alinhamento da presença da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen (UFSM-FW) no seu Instagram com a Política de Comunicação UFSM aqui denominada por documentos oficiais de comunicação. O estudo aborda a importância do uso estratégico das mídias sociais para instituições de ensino superior e a necessidade de que essa presença reflita consistentemente a identidade e os valores da instituição. A pesquisa adota uma abordagem de pesquisa ampla, combinando elementos qualitativos. Inicialmente, uma análise qualitativa abrangente das postagens no Instagram da UFSM-FW é realizada, incluindo métricas de engajamento, alcance e conteúdo. Esses dados são complementados por uma análise das mensagens e estratégias de comunicação presentes nas postagens. Além disso, um estudo de caso é conduzido na UFSM-FW, envolvendo entrevistas com membros da assessoria de comunicação da direção do Campus UFSM-FW responsáveis pelo Instagram e análise de documentos internos relacionados à estratégia de mídia social. Essa abordagem proporciona uma compreensão mais profunda das intenções por trás das estratégias de comunicação e UFSM-FW como elas são implementadas na prática.