Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica

v. 16 n. 2 (2023): Trajetória Multicursos

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: Escuta das turmas de Educação Infantil de uma escola pública de Capão da Canoa/RS

  • Eduardo Rangel Ingrassia
  • Fabiana Gazzotti Mayboroda
  • Vanessa Silva Bernardes
  • Leandro Forell
Enviado
7 May 2024
Publicado
07-05-2024

Resumo

O presente estudo revela as discussões e movimentos frente a construção do processo de aprendizagem na etapa da Educação Infantil, considerando como ponto de partida a escuta dos profissionais, comunidade e crianças para o planejamento das intencionalidades pedagógicas que fazem parte da rotina de uma escola de Educação Infantil de rede pública do município de Capão da Canoa/RS. O objetivo centro do estudo trouxe como foco um novo olhar para os espaços coletivos na utilização da rotina escolar, oportunizando diversas vivências e experiências. Tal objetivo foi fomentado por meio da questão: Como viver experiências na escola para além do espaço da sala de aula? A questão foi discutida com um grupo de professores e por meio de reuniões de escuta e mapeamento. A partir de instrumentos estruturados, definiu-se como projeto da escola a construção de uma minicidade, tendo por desafio pensar as intencionalidades pedagógicas, que norteiam os planejamentos e ações escolares de forma integrada e participativa, valorizando a construção do currículo de forma participativa e significativa para todos que vivem o cotidiano escolar.