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Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica

v. 16 n. 2 (2023): Trajetória Multicursos

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR

  • Susana Medeiros Cunha
  • Andressa Asevedo Simplicio
  • Lohana Motta da Silva
Enviado
7 May 2024
Publicado
07-05-2024

Resumo

Este estudo, realizado na disciplina de Psicologia da Aprendizagem, do curso de Psicologia, do UNICNEC, descreve o que foi observado, no estudo de caso, em uma turma do quinto ano, de uma escola estadual, no município de Osório/RS. A metodologia utilizada neste trabalho foi um estudo de caso, qualitativo descritivo pautado na observação, na entrevista com a professora e na pesquisa bibliográfica, a fim de entrelaçar com a teoria estudada em sala de aula, com o objetivo de obter uma melhor compreensão dos transtornos de aprendizagem e suas dificuldades no ambiente escolar, bem como suas causas e oportunidades de intervenção pedagógica, para promover um melhor desenvolvimento dos alunos. A pesquisa evidencia que as dificuldades de aprendizagem são cada vez mais comuns no ambiente escolar nas diferentes faixas etárias, também destaca a realidade da sala de aula, apresentando as demandas dos alunos e do professor e a relação entre ensino e aprendizagem e as dificuldades nesse processo. As principais dificuldades identificadas durante o estudo foram relacionadas ao TEA, TDO e SD. A conclusão é que as dificuldades de aprendizagem no ambiente escolar não são um tema novo, mas necessitam de esclarecimentos, pois a complexidade da aprendizagem não está relacionada apenas à cognição, mas está relacionada ao ambiente, aos problemas emocionais e ao comportamento do aluno, bem como a adequação dos métodos e recursos de ensino. Portanto, pequenas mudanças nas abordagens pedagógicas podem ter um impacto significativo no processo de ensino e aprendizagem, criando um ambiente escolar inclusivo e acolhedor.

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