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Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica

v. 16 n. 1 (2023): Trajetória Multicursos

FORMAÇÃO DE DOCENTES DE COMPUTAÇÃO: Relato de experiências realizadas na disciplina de didática geral

  • Sidnei Renato Silveira
  • Antônio Rodrigo Delepiane de Vit
  • Guilherme Bernardino da Cunha
  • Nara Martini Bigolin
Enviado
6 May 2024
Publicado
07-05-2024

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiências realizadas na disciplina de Didática Geral, ministrada no Curso de Licenciatura em Computação da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen/RS. O curso é ofertado na modalidade de Educação a Distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil. Durante a realização da disciplina, foram propostas diferentes atividades, compreendendo a reflexão e a prática sobre a Didática. As aulas foram realizadas com base na metodologia ativa de aprendizagem da Sala de Aula Invertida, privilegiando o desenvolvimento de atividades práticas. Além disso, os alunos receberam um feedback individualizado, visando a estimular a participação e aumentar as chances de aprendizado. Entre as atividades propostas, destacam-se a construção de planos de aula e instrumentos de avaliação, além de que cada aluno deveria gravar uma videoaula como trabalho final da disciplina.

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