Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica

v. 16 n. 1 (2023): Trajetória Multicursos

UM OLHAR SOBRE AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL (UERGS)

  • Daniella Vieira Magnus
  • Sita Mara Lopes Sant'Anna
  • Jane Felipe
Enviado
6 May 2024
Publicado
07-05-2024

Resumo

Este artigo pretende discutir, a partir de uma pesquisa sobre a inclusão das temáticas de gênero e sexualidade no ensino, na pesquisa e na extensão dos cursos oferecidos pelas universidades, sobretudo daqueles que formam profissionais em educação, a relevância dessas questões, no sentido de romper com determinados preconceitos e violências, especialmente aqueles que dizem respeito às identidades.  Para tanto, foi realizada uma análise minuciosa sobre as matrizes curriculares dos cursos de formação de professores/as, sobre as pesquisas e as extensões que a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul vem desenvolvendo nas temáticas gênero e sexualidade. Os resultados apontaram que apenas o curso de Letras - Língua Portuguesa e Literatura da Língua Portuguesa não possui disciplinas obrigatórias e eletivas que direcionam discussões em tais assuntos. Constatou-se, também, que as temáticas que predominavam nas pesquisas apresentadas versavam sobre a violência contra a mulher, o feminicídio e a desigualdade de gênero. Tais estudos foram propostos, em maior parte, no curso de Pedagogia (Licenciatura) da Unidade Universitária em Alegrete. Destaca-se ainda a necessidade de uma maior explanação das questões referentes às identidades de gênero e às identidades sexuais, por conta de discriminações relatadas por discentes dentro da Instituição.

Referências

  1. ANUÁRIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. 2022. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2022/06/anuario-2022.pdf?v=15. Acesso em: 19 fev. 2023.
  2. BENTO, Berenice. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência
  3. transexual. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.
  4. FALAVIGNA, Gládis et al. (org.). Fazendo Universidade: reflexões sobre o ensino na Uergs. Porto Alegre: Uergs, 2002.
  5. FELIPE, Jane. Scripts de gênero na educação infantil. Revista Pátio - Educação Infantil, n. 48. Porto Alegre, Artmed, jul./set. 2016. p. 4-7.
  6. FELIPE, Jane. Scripts de gênero, sexualidade e infâncias: temas para a formação docente. In: ALBUQUERQUE, Simone Santos; FELIPE, Jane; CORSO, Luciana Vellinho (org.). Para Pensar a Docência na Educação Infantil. Porto Alegre: Evanfrag, 2019. p. 238-250.
  7. JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Homofobia nas escolas: um problema de todos. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Mec; UNESCO, 2009. p. 13-51.
  8. LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, v. 19, n. 2, p. 17-23, 2008
  9. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estrururalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
  10. LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
  11. MADUREIRA, Ana Flávia do Amaral; BRANCO, Ângela Uchôa. Gênero, sexualidade e diversidade na escola a partir da perspectiva de professores/as. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 23, n. 3, p. 577-591, 2015.
  12. MAGNUS, Daniella Vieira. Gênero e sexualidade - dos conteúdos aos discursos: um olhar sobre os planejamentos dos estágios curriculares supervisionados dos cursos de Pedagogia - Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Educação, Litoral Norte – Osório, 2020.
  13. MAGNUS, Daniella Vieira. Por que educar para a diversidade de gênero e de sexualidade? Orientações para a formação de profissionais da Educação Básica. Osório, RS: Uergs, 2020.
  14. NARVAZ, Martha Giudice; SANT’ANNA, Sita Mara Lopes; TESSELER, Fani Averbuh. Gênero e educação de jovens e adultos: a histórica exclusão das mulheres dos espaços de saber-poder. Diálogo, Canoas, n. 23, p. 93-104, 2013.
  15. NECHI, Vitor. A necessidade da desconstrução do machismo no universo do gaúcho. Entrevista especial com Jocelito Zalla. 2016. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/560186-a-necessidade-da-desconstrucao-do-machismo-no-universo-regional-entrevista-especial-com-jocelito-zalla Acesso em: 06 fev. 2023.