Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica
v. 15 n. 2 (2022): Trajetória Multicursos
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EJA NA REGIÃO DE CRUZ ALTA - RS
- Odilon Stramare
- Rejane da Silveira Several
-
Enviado
-
6 May 2024
-
Publicado
-
06-05-2024
Resumo
Este trabalho é um recorte de pesquisa mais ampla, que olha a formação de professores da Educação de Jovens e Adultos-EJA no Estado do Rio Grande do Sul onde encontraram-se professores da EJA para formações pedagógicas. Partindo deste primeiro movimento, organizou-se, sob o olhar da Pesquisa qualitativa, um questionário, que foi respondido por adesão, em diferentes municípios do estado e que visava compreender, entre outros aspectos, perspectivas da formação continuada de educadores da EJA. Como principais resultados do encontro de Cruz Alta, destaca-se que os professores indicam a necessidade de mais ações de Formação.
Referências
- DRESCH, N. L.; Formação continuada de professores de jovens e adultos. Currículo da formação de professores para a EJA. 2002. (Seminário). Faculdade de Educação - UFRGS
- GARCIA, Regina & ALVES, Nilda. Conversa sobre pesquisa. In. Professora Pesquisadora. Maria Teresa Estéban & Edviges Zaccur. RJ: DP&A, 2002.
- JATOBÁ, A. L. P. et al. Escola Pública: espaço de compromisso ético. In: Salto para o futuro – Educação de jovens e adultos. Brasília, v. 10, p. 89-96, 1999.
- MINAYO, Maria C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29ª ed. Petrópolis RJ: Vozes, 2010.
- MORIN, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ª ed., São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2000
- NOVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (Org.) Os professores e a sua formação. 2.ed. Portugal: Dom Quixote, 1995.
- PÉREZ GÓMEZ, A. I. La cultura escolar en la sociedad neoliberal. Madrid: Morata, 1995.
- PERRENOUD, PHILIPPE. Dez novas competências para ensinar. Trad. Patrícia Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
- SANT' ANNA. Sita Mara Lopes. Os sentidos nas perguntas dos professores da Educação de Jovens e Adultos. Tese (Doutorado). Curso de Pós – Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.
- SCHON, Donald. Educando o professor reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
- SOARES, Leôncio José Gomes. O educador de jovens e adultos: um estudo sobre a habilitação de EJA dos cursos de pedagogia do país. IN: XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Porto Alegre, 2008
- TARDIFF, Maurice. Saberes docentes & formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.