Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica
v. 15 n. 1 (2022): Trajetória Multicursos
PRÁTICAS CORPORAIS DE MOVIMENTO E LITERATURA INFANTIL: Duas potências em prol da ludicidade na Educação Infantil
- Karine da Silva Wasum
- Viviane Maciel Machado Maurente
-
Enviado
-
6 May 2024
-
Publicado
-
06-05-2024
Resumo
O presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica com o intuito de que os leitores possam compreender a literatura infantil e as práticas corporais de movimento como forma de potencializar a ludicidade na Educação Infantil. Este, foi escrito para compor um capítulo da dissertação de mestrado acadêmico em educação da autora. Durante o decorrer do texto, os leitores poderão acompanhar pressupostos embasados pelos pensamentos de diversos autores sobre a literatura infantil e as práticas corporais de movimento assim como da ludicidade presente em ambos.
Referências
- AMARILHA, M. Estão mortas as fadas? Literatura infantil e prática pedagógica. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
- ANDRADE FILHO, N. F.; SILVA, R.; FIGUEIREDO, Z. C. C. O brincar/jogar como fenômeno transicional na construção da autonomia e da identidade da criança de zero a seis anos. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 27, n. 2, p. 75-90, jan. 2006.
- ARROYO, L. Literatura Infantil Brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1988.
- BECKER, C. D. História da literatura infantil brasileira. In: SARAIVA, Juracy Assmann. Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. 238 p.
- BEZERRA, A. S. et al. O brincar na infância e o professor de educação física. Licere, Belo Horizonte, v.17, n.1, mar/2014
- BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
- BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
- BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
- BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990.
- CADEMARTORI, L. O que é literatura infantil. 2ª edição. São Paulo: editora Brasiliense, 2010. 80 p.
- CHARTIER, R. A ordem dos livros: leitores autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora UNB, 1994.
- COSTA, M. T. M. S.; SILVA, D. N. H.; SOUZA, F. F. Corpo, atividades criadoras e letramento. São Paulo: Summus, 2013.
- ESCARIÃO, A. D. Oralidade em práticas lúdicas na Educação Infantil. João Pessoa, 2019. 218 F. Tese (Doutorado) - UFPB/CCHLA.
- FERREIRA, V. S. Conceituando a ludicidade e o brincar. In: LIMA, Caroline Costa Nunes; et al. A ludicidade e a pedagogia do brincar [recurso eletrônico]. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
- FONSECA, A. C.; FARIA, E. C. G. V. Práticas corporais infantis e currículo – Ludicidade e ação no cotidiano escolar. In: ARROYO, Miguel G.; SILVA, Mauricio Roberto da (organizadores). Corpo-infância: exercícios tensos de ser criança; por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
- FREIRE, J.B. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas: Autores Associados, 2002.
- FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’ Água, 1997.
- FRIEDMANN, A. Brincar: crescer e aprender. O resgate da cultura infantil. São Paulo: Moderna, 1996.
- GREGORIN FILHO, J. N. Literatura Infantil: Múltiplas linguagens na formação de leitores. Editora Melhoramentos Ltda: São Paulo - Edição Digital Junho de 2012. 87 p.
- JARDIM, M. F. Critérios para análise e seleção de textos de literatura infantil. In: SARAIVA, Juracy Assmann. Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. 238 p.
- LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura Infantil Brasileira: história e histórias. 6ª edição. Editora Ática. 2007: 186p.
- KISHIMOTO, T.M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
- LEFEBVRE, M-J. Estrutura do discurso, da poesia e da narrativa. Coimbra: Almedina, 1975.
- MACÊDO, L. C. A infância resiste à pré-escola?. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
- MAGALHÃES, L. C.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1984. (Ensaios;82)
- MARTINS FILHO, A. J. Olhares Investigativos sobre as crianças: o brincar e a produção da cultura infantil. Revista Momento Diálogos na Educação, Rio Grande, 19 (1): 89-104, 2010.
- MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação Infantil: construindo o movimento na escola. 5ª Edição. São Paulo: Phorte, 2005. 140 p.
- MIRANDA. S. Oficina de ludicidade na escola [livro eletrônico]. Campinas, SP: Papirus, 2016.
- NISTA-PICCOLO, V. L.; MOREIRA, W. W. Corpo em movimento na Educação Infantil. 1ª edição. São Paulo: Cortez: 2012. 192 p.
- OLIVEIRA, Z. M. R. Currículo na Educação Infantil: dos conceitos teóricos à prática pedagógica. In: SANTOS, Marlise Oliveira dos; RIBEIRO, Maria Izabel Souza. (org). Educação Infantil: os desafios estão postos. E o que estamos fazendo?. Salvador: Sooffset, 2014. 296 p.
- PINTO, F. M., BASSANI, J. J., VAZ, A. F. Sentidos das práticas corporais fora da escola para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 4, p. 909-923, out./dez. 2012.
- RAU, M. C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica [livro eletrônico]. Curitiba: InterSaberes. 1ª edição, 2012.
- RUSSEF, I. A infância no Brasil pelos olhos de Monteiro Lobato. In: FREITAS, Marcos Cezar de (org). História social da infância no Brasil. Cortez Editora: 3ª edição revista e ampliada. São Paulo: SP, 2001.
- SANDRONI, L. De Lobato à década de 1970. In: SERRA, Elizabeth D’Angelo(org.). 30 anos de literatura para crianças e jovens: algumas leituras. Campinas: Mercado de Letras / Associação de Leitura do Brasil, 1998.
- SARAIVA, J. A. Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. 238 p.
- SILVA, A. M. Entre o corpo e as práticas corporais. Rev. ARQUIVOS em MOVIMENTO, Rio de Janeiro, Edição Especial, v.10, n.1, p.5-20, jan/jun 2014.
- SILVA, E.T. da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 4.ed. São Paulo: Cortez, 1987.
- SILVA, M. R. Ludicidade [recurso eletrônico]. Curitiba: Contentus, 2020. 77p.
- SILVA, M. R. “Exercícios de ser criança” - o corpo em movimento na Educação Infantil. In: ARROYO, Miguel G.; SILVA, Mauricio Roberto da (organizadores). Corpo-infância: exercícios tensos de ser criança; por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
- ZILBERMAN, R. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. 2a ed. São Paulo: Ática, 1984.
- ZILBERMAN, R.; MAGALHÃES, L. C. Literatura Infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 1987.
- ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 11. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Global, 2003.