Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica
v. 15 n. 1 (2022): Trajetória Multicursos
TREINANDO E ESTUDANDO PUNHOBOL: A difícil tarefa de conciliar esporte e escola para praticantes de um esporte de rendimento na cidade de Novo Hamburgo
- Leandro Forell
- André Luis da Silva
-
Enviado
-
3 May 2024
-
Publicado
-
06-05-2024
Resumo
A difícil tarefa de conciliar esporte e escola na juventude e entender como este processo funciona associando-o a escolarização é, de certa forma, desafiador. Este artigo, fruto do resultado de uma dissertação de mestrado, estudo buscou discutir a relação entre a escolarização e o treinamento de crianças e jovens, procurando entender quais são as tensões produzidas entre a escola e as entidades formadoras de atletas e esses sujeitos. Compreender a configuração dessas relações pode, de certa maneira, auxiliar no entendimento de como cada instituição pode agir a fim de buscar uma forma de auxiliar esses jovens em suas vivências escolares e esportivas.. Este estudo foi realizado em um clube da cidade de Novo Hamburgo, em meio a pandemia de Covid-19[1], em 2020, com atletas das categorias adulto masculino e feminino, os quais foram entrevistados e suas respostas analisadas, a fim de discutirmos esta relação entre esporte e escola na juventude. Percebemos que a relação da família, assim como de amigos e do clube é fundamental para que estes jovens atletas consigam conciliar estas duas exigências. Este estudo qualitativo não busca responder perguntas, mas sim acrescentar problematizações acerca do treinamento esportivo entre os jovens e sua escolarização, e de que maneira eles lidam com estas duas exigências, buscando promover discussões importantes que visam auxiliar instituições de ensino e equipes de competição.
Referências
- BETTI, Mauro. Esporte na mídia ou esporte da mídia? Motrivivência. 2002.
- BOSSLE, Fabiano; OLIVEIRA, Lucas. Entre a Formação na Escola e a Formação como Atleta de Futebol Profissional: Prioridades e Influências. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 11, n. 1, p. 35-43, jan./jun, 2013.
- BRETTSCHNEIDER, Wolf Dietrich. Risks and opportunities: adolescents in top -level sport: growing up with the pressures of school and training. European Physical Education Review, v. 5, n. 2, p. 121-133, 1999.
- CAVICHIOLLI, Fernando Renato; CHELUCHINHAK, Aline Barato; CAPRARO, André Mendes; MARCHI JUNIOR, Wanderley; MEZZADRI, Fernando Marinho. O processo de formação do atleta de futsal e futebol: análise etnográfica. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.25, n.4, p.631-47, out./dez. 2011
- CORREIA, Carlus Augustus Jourand; SILVA, José Cláudio Sooma; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Colégio Vasco da Gama: notas para pensar os entrelaçamentos das culturas escolares com as práticas esportivas. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 35, n. 1, p. 188-213, jan./mar, 2017.
- DAMO, Arlei Sander. Do dom a profissão: uma etnografia do futebol de espetáculo a partir da formação de jogadores no Brasil e na França. Porto Alegre, 434p. Tese 13 (Doutorado em Antropologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.
- DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007
- GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
- JUCHEM, Luciano. Contribuições das Competições Esportivas para a Formação e Educação de Crianças e Jovens: O caso dos jogos escolares de Petrolina. 252f. Tese (Doutorado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Programa de Pós-graduação de Ciência do Movimento Humano, Porto Alegre, 2013.
- LAHIRE, Bernard. Patrimônios Individuais de Disposições. Para uma sociologia à escala individual. Sociologia, Problemas e Práticas. N.º 49, p. 11-42. 2005.
- LESSARD-HÉBERT, Michele; GOYETE, Gabriel; BOUTIN, Gérald. Investigação qualitativa: Fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.
- LÜDKE, Menga, ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens Qualitativas: São Paulo: EPU, 1986.
- MACHADO, Paula Xavier. Impacto e processo de um projeto de educação pelo esporte no desenvolvimento infantil. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Programa de Pós-graduação de Ciência do Movimento Humano, 2006.
- MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; LIMA, Celiane Pereira; MORAES, Camila de; NUNOMURA, Myrian; SIMÕES, Elaine Cristina. Formação de jogadores profissionais de Voleibol: relações entre atletas de elite e a especialização precoce. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 28, n. 2, p. 293-304, 2014.
- MILISTETD, Michel; MESQUITA, Isabel; NASCIMENTO, Juarez Vieira do; SOUSA SOBRINHO, António Evanhoé Pereira de. Concepções de treinadores “experts” brasileiros sobre o processo de formação desportiva do jogador de Voleibol. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.24, n.1, p.79-93, 2010.
- NUNOMURA, Myrian; CARRARA, Paulo Daniel Sabino; TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz. Ginástica artística e especialização precoce: cedo demais para especializar, tarde demais para ser campeão! Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.24, n.3, p.305-14, jul./set. 2010.
- OLIVEIRA, Antonio Ribeiro de. A Influência do esporte no rendimento escolar na opinião de alunos e professores da Escola Estadual Cora Coralina da cidade de Ariquemes – RO. Monografia. Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Educação Física – Polo de Ariquemes RO, 2012.
- PAGGIARO, Patrícia Bergantin Soares; CALAIS, Sandra Leal. Estresse e escolha profissional: um difícil problema para alunos de curso pré-vestibular. Contextos Clínicos, 2(2):97-105, julho-dezembro, 2009.
- SEVERO, Rita Cristine Basso Soares. ENQUANTO A AULA ACONTECE: Práticas Juvenis (des) ordenando espaços e tempos escolares contemporâneos. 197f. Tese (doutorado), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação. Porto Alegre – RS, 2014.
- SOARES, Antonio Jorge; BARTHOLO, Tiago Lisboa; MELO, Leonardo Bernarde Silva de; BARROS, Fillipe Lemos de Paula; NETO, José Regato Brandi. Mercado, Escola e a Formação de jogadores de futebol no Brasil in: XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Salvador, 2009.
- THOMASSIM, Luis Eduardo Cunha; STIGGER, Marco Paulo. Super-oferta de projetos sociais esportivos: superando as imagens públicas idealizadas sobre essas ações. SEMINÁRIO NACIONAL POLÍTICA & SOCILOGIA UFPR, v. 1, 2009.
- THOMASSIM, Luis Eduardo Cunha. O “Público-alvo” nos bastidores da política: um estudo sobre o cotidiano de crianças e adolescentes que participam de projetos sociais. 310 f. Tese (doutorado em Ciências do movimento Humano) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. Porto Alegre, 2010.
- TORRI, Danielle; ALBINO, Beatriz Staimbach; VAZ, Alexandre Fernandez. Sacrifícios, sonhos, indústria cultural: retratos da educação do corpo no esporte escolar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.3, p. 499-512, set./dez. 2007.
- VIANNA, José Antonio; LOVISOLO, Hugo Rodolfo. A inclusão social através do esporte: a percepção dos educadores. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.25, n.2, p.285-96, abr./jun. 2011.
- VISSOCI, João Ricardo Nickenig; OLIVEIRA, Leonardo Pestillo; NASCIMENTO JUNIOR, José Roberto Andrade do; NAKASHIMA, Fernanda Soares; MACHADO, Wagner de Lara; CIAMPA, Antonio da Costa; CODONHATO, Renan; VIEIRA, Lenamar Fiorese. Esporte é um contexto que possibilita emancipação ou colonização no processo de formação identitária?. Revista de Psicología del Deporte. 2017, Vol 27, Suppl 1, pp. 59-65