Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica
v. 14 n. 2 (2021): Trajetória Multicursos
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO MÉDIO: Desafios e possibilidades
- Fabiana Gazzotti Mayboroda
- Luciana Machado Noronha
- Claudia Odiléia Müller
-
Enviado
-
3 May 2024
-
Publicado
-
03-05-2024
Resumo
Este artigo buscou investigar como são estabelecidos e desenvolvidos os processos educacionais para alunos com DI no primeiro ano do EM de uma escola estadual do município de NH/RS. Para tanto, toma como objeto empírico entrevistas semiestruturadas com os docentes das quatro áreas do conhecimento que atendem os sujeitos da instituição escolhida. Ao longo do estudo, percebeu-se um número significativo de alunos diagnosticados com tal deficiência. Estes índices serviram para ressaltar a importância e a necessidade da ampliação dos estudos na área da inclusão. Evidenciou-se que os professores apresentam muitas dificuldades em trabalhar com estes sujeitos. O estudo fundamentou-se na perspectiva de que incluir não significa apenas abordar os conteúdos de forma igual a todos e/ou construir uma avaliação com olhar diferenciado. Entende-se a inclusão enquanto um processo realizado em equipe, para que se possa pensar na criação de novas formas de ação diante das limitações e características individuais de cada um.
Referências
- ANACHE, Alexandra Ayach; MITJÁNS, Albertina Martinez. O sujeito com deficiência mental: processos de aprendizagem na perspectiva histórico-cultural. In: JESUS, Denise Meyrelles de, BAPTISTA, Claudio Roberto, BARRETO, Maria Aparecida Santos Corrêa, VICTOR, Sonia Lopes. (Orgs.) Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2007. p. 43-53.
- BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - CORDE. Brasília, 2007.
- Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais.
- Brasília: UNESCO, 1994.
- Decreto nº 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Guatemala, 1999. Brasília: UNESCO, 2001.
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.
- Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015.
- Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
- Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 2007.
- Política Nacional de Educação Especial. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 1994.
- Resolução Nº 4, de 02 de outubro de 2009. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Brasília: CNE/CEB, 2009.
- FISCARELLI, Rosilene Batista de Oliveira. Material didático: discursos e saberes. São Paulo: Junqueira & Marin, 2008.
- GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.
- GARCIA, Patrícia Mara Almeida; DINIZ, Rosimeire Ferreira; MARTINS, Morgana de Fátima Agostini. Inclusão escolar no ensino médio: desafios da prática docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. esp. 2, p.1000-1016, 2016.
- GOMES, Adriana Leite Lima Verde. Atendimento educacional especializado do aluno com deficiência intelectual. São Paulo: Moderna, 2010.
- KUPFER, Mara Cristina. Práticas inclusivas em escolas transformadoras: acolhendo o aluno-sujeito. São Paulo: Fapesp, 2017.
- LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmago Afonso de. Pesquisa em educação:
- abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
- MANTOAN. Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
- O desafio das diferenças nas escolas. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
- Ser ou estar: eis a questão: explicando o déficit intelectual. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
- MANZINI, Eduardo José. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p. 149-158, 1991.
- ROPOLI, Edilene Aparecida, et al. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, 2010.
- SILVA, Carla Maciel da. Deficiência intelectual no Brasil: uma análise relativa a um conceito e aos processos de escolarização. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2016.
- TAQUETTE, Stella Regina. Análise de dados de pesquisa qualitativa em saúde. In: 5º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 2, 2016.
- Investigação qualitativa em saúde. Porto, 2016, p. 524-533.
- VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2007.