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Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica

v. 14 n. 2 (2021): Trajetória Multicursos

O BRINCAR COMO PROPULSOR DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Carolina Fraga de Melo
  • Eduardo Rangel Ingrassia
Enviado
3 May 2024
Publicado
03-05-2024

Resumo

O brincar como propulsor do desenvolvimento na Educação Infantil apresenta como foco a importância da brincadeira no desenvolvimento das crianças inseridas nas escolas de Educação Infantil, estabelecendo uma relação com o papel do professor como um mediador na construção diária do desenvolvimento infantil, bem como a apoio nos brinquedos brincadeiras como recursos de aprendizagem, visando estimular a criatividade, imaginação, interação, coordenação motora, exploração de espaços, dentre tantas e importantes descobertas. A metodologia brincante nas escolas deve ser o ponto de partida para prática pedagógica, tanto para os planejamentos dos professores, quanto para as crianças, garantindo o direito de aprender e se desenvolver, pautados no Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se, que configuram os direitos de aprendizagem para Educação Infantil em todo território nacional. A brincadeira deve ser algo “comum”, rotineira na vida das crianças, seja na escola ou em família, oportunizando a comunicação, expressão e interação entre as próprias crianças, as emoções e formas de resolver os conflitos entre si. Desta forma o estudo revela contribuições para a proposta de práticas brincantes, demonstrando sua relevância no processo de ensino e aprendizagem das crianças.