Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica

v. 14 n. 2 (2021): Trajetória Multicursos

DIFICULDADES DO ENSINO DE LÓGICA COMPUTACIONAL NAS SÉRIES FINAIS

  • Mariusa Warpechowski
  • Maicon Flor dos Santos
Enviado
3 May 2024
Publicado
03-05-2024

Resumo

Nos tempos atuais vemos grandes dificuldades no mercado profissional para muitas áreas do saber, porém uma das áreas que ainda não mostrou sinais de enfraquecimento foi a computação. Atualmente existe uma grande dificuldade na contratação de mão de obra capacitada para este ramo, sendo que nem mesmo as universidades e demais prestadoras de ensino estão sendo capazes de suprir as necessidades do mercado. Com um grande índice de desistência os cursos acabam por perder uma grande quantidade de alunos durante o seu processo de formação, e a dificuldade em aprendizado de lógica por parte dos alunos acaba por apenas agravar esta situação. Esta dificuldade costuma ser apontada como causada pela falta de preparo dos alunos ao ingressarem nestes cursos, onde viam de um sistema de ensino que prioriza a memorização de conteúdo, limitando o desenvolvimento da lógica, questão importantíssima para qualquer formação de computação. Esta pesquisa visa a aplicação de uma oficina de programação com turmas de séries finais, investigando como os alunos de educação básica reagem ao ensino de lógica e a taxa de desistência perante estes conteúdos.