Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica

v. 14 n. 1 (2021): Trajetória Multicursos

O LÚDICO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Roseleia Ferreira Prestes
Enviado
3 May 2024
Publicado
03-05-2024

Resumo

Através do lúdico a criança aprende a comunicar-se com o mundo e consigo mesmo, aceitando os outros, estabelecendo relações sociais, construindo conhecimento e desenvolvendo se integralmente. O lúdico favorece o desenvolvimento da criança em todos os aspectos (cognitivo, físico, psicológico, motor e social). O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da ludicidade na Educação Infantil, e sua contribuição no processo de desenvolvimento da criança. Assim, foi realizado uma pesquisa bibliográfica documental, como também uma pesquisa de campo descritiva por meio de um questionário, a respeito do tema onde professores ressaltaram a importância da ludicidade no ambiente escolar. O embasamento teórico deste trabalho encontra-se voltado em documentos que salientam o brincar e a ludicidade como fator essencial na construção e desenvolvimento da criança como os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, as Diretrizes Nacionais para a Educação e a Base Nacional Comum Curricular, e uma metodologia pautada na revisão bibliográfica de autores que enfatizam as atividades lúdicas na relação ensino aprendizagem como Lucksi (2005), Moyles (2002, 2006) Kishomoto (1994, 2001, 2005,2008,2011) Rau (2013). Buscou-se através da revisão discutir e analisar os principais estudos acerca da importância dos jogos e do lúdico na Educação Infantil. Através do referencial teórico estudado e a metodologia aplicada neste trabalho é possível perceber que o uso do lúdico e a importância de trabalhar com jogos e brincadeiras nessa etapa favore e contruibui para o desenvolvimento integral do educando.

Referências

  1. ALMEIDA, M. T. P. de. Jogos divertidos e brinquedos criativos. Petrópolis: Vozes, 2004.
  2. Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
  3. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf . Acesso em: /12/2020.
  4. BRASIL. Constituição (1988). Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em 15 dez 2020.
  5. _________ . Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em:
  6. . Acesso em: 20 dez.
  7. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 / Brasília: Mec. Disponivel
  8. em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 01/12/2020
  9. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular 2017/Brasília: Mec. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/conselho-nacionalde-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc> Acesso em: 20/10/2020
  10. _________ . Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
  11. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 1v-2v.: il, 1998.
  12. COSTA, S. A formação lúdica do professor e suas implicações éticas e estéticas.
  13. Psicopedagogia online. Educação e saúde mental. Acesso em: Dez 2020.
  14. FERNÁNDEZ, A. O saber em jogo: a psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
  15. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, M, T. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. c. I. p. 13-
  16. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005. 183 p
  17. LUCKESI, Cipriano Carlos. Ludicidade e experiências lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. In: PORTO, Bernadete de Souza (Org.). Educação e Ludicidade – Ensaios 02, GEPEL/FACED/ UFBA, 2002, p. 22-60. Disponível em: www.luckesi.com.br. Acesso em: 15/11/2020
  18. LUCKESI, Cipriano Carlos. Ludicidade e Atividades Lúdicas: uma abordagem a partir de experiências internas. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2013
  19. MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec/ABRASCO, 1992.
  20. MOYLES, Janet. A excelência do brincar. Porto Alegre: Artmed, 2006. MOYLES, J.R. Só brincar? O Papel do Brincar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002. 200p
  21. Rau, Maria Cristina Trois Dorneles- A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica [livro eletrônico]/ Maria Cristina Trois Dorneles Rau. – Curitiba: Ibpex, 2013. – (Série Dimensões da educação)2 Mb ; PDF
  22. Rau, M. C. T. D. (2011). A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibpex
  23. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho cientifico. 23ª edição. Sao Paulo: Cortez, 2007