Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica

v. 13 n. 2 (2020): Trajetória Multicursos

INFLUÊNCIA DA METODOLOGIA ERM2C NO ENSINO E APRENDIZADO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

  • Evandro de Oliveira de Andrade
  • Mariusa Warpechowski
Enviado
3 May 2024
Publicado
03-05-2024

Resumo

Atualmente o mercado de trabalho necessita de diversos profissionais na área de Computação. Os cursos relacionados a área não estão conseguindo atender a demanda e formar o número de profissionais necessários para ocupar a oferta de vagas existentes. Cursos da área de Computação sofrem com o pouco interesse dos alunos e com a evasão ainda nos primeiros semestres. Parte desta evasão ocorre por conta de dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Algoritmos e Lógica de Programação, encarada como grande vilão dos acadêmicos. Essa pesquisa visa estudar através de um estudo de caso o método de ensino e aplicação da metodologia ERM2C apresentando os resultados obtidos no processo de ensino e aprendizagem, os fatores positivos deste processo e os relatos das práticas de ensino. A metodologia ERM2C trata-se de um método estrutural desenvolvido especialmente para trabalhar com Algoritmos e Lógica de Programação. A metodologia foi aplicada em alunos de séries finais do Colégio Cenecista Marquês do Herval. A pesquisa visa analisar os aspectos positivos da metodologia ERM2C no processo de ensino e aprendizagem com base nas práticas da oficina.