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Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica

v. 13 n. 2 (2020): Trajetória Multicursos

JOGOS E BRINCADEIRAS NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Ana Paula Santana
  • Roseleia Ferreira Prestes
Enviado
3 May 2024
Publicado
03-05-2024

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância dos jogos e brincadeiras na aquisição do conhecimento de crianças na educação infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica documental, além de uma pesquisa de campo descritiva por meio de um questionário a respeito do tema respondido por professores atuantes nesta área no Centro de Educação Infantil pertencente à rede municipal de ensino, localizado no município de Pompéu, MG. O embasamento teórico desse trabalho encontra-se voltado para as concepções sobre o brincar e a aprendizagem, a partir do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e autores como: Kishimoto (2001, 2011, 2012), Luckesi (2005, 2013) e Moyles (2002, 2006). A pesquisa baseou-se na análise dos conceitos dos jogos e brincadeiras e a relação com o processo de aprendizagem, com o intuito de compreender de que maneira estas atividades contribuem para o processo de desenvolvimento da criança e buscou também compreender e identificar a importância do professor como mediador da ludicidade nesse processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, através deste trabalho, pode-se dizer que o brincar é de suma importância no ambiente escolar e que contribui significativamente no desenvolvimento integral da criança e também no processo de aprendizagem, devendo ser utilizado de forma organizada e planejada.

Referências

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