Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica

v. 13 n. 2 (2020): Trajetória Multicursos

REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS

  • Adriana Vitor Oliveira
  • Roseleia Ferreira Prestes
Enviado
3 May 2024
Publicado
03-05-2024

Resumo

A motivação por este tema foi o fascinação pela alfabetização, sendo mãe de duas crianças na fase de alfabetização, senti a necessidade de compreender sobre a importância e saber diferenciar alfabetização e letramento e sua correlação nas práticas sociais. O presente artigo tem como objetivo discutir sobre a importância do letramento para o processo de alfabetização, nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi desenvolvido através de pesquisa com abordagem qualitativa e bibliográfica, fundamentado em renomados autores na área, com subsídios teóricos bastante significativos para o embasamento da temática apresentada, baseada em obras de autores como, Magda Soares e Emília Ferreiro. Para a coleta de dados foi realizado um questionário com quatro professoras da rede municipal de ensino de Pompéu-MG. Ao finalizar est pesquisa pode concluir que o letramento contribui muito para o processo de ensino e aprendizagem, pois na sociedade moderna todo indivíduo está inserido em um meio letrado, e faz uso da escrita de acordo com suas necessidades do dia a dia. Enfim, o letramento sempre será o fator determinante de uma boa alfabetização.

Referências

  1. BRASIL, MEC. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. MEC/SEB, 2007, p.6.
  2. MEC. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. MEC/SEB, 2007, p.6.
  3. DUARTE, Karina. ROSSI, Karla. O processo de alfabetização da criança segundo Emília Ferreiro., disponível em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Pedagogia/ap rocesso_alfab_ferreiro.pdf acesso em 25/06/2020
  4. FERRARI, Márcio. FERREIRO, Emílio, a estudiosa que revolucionou a alfabetização, disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/338/emilia-ferreiro-estudiosa-que- revolucionou-alfabetizacao acesso em 20/06/2020
  5. FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana (1985). Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana M. Linchestein et al. Porte Alegre: Artes Médicas.
  6. FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.2002. http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
  7. PEREZ, Clotilde; BAIRON, Sérgio. Comunicação & Marketing. São Paulo: Futura, 2002. PIMENTA SILVA, Verônica Erculano da.; SILVA, Fábio Bernardo da, Alfabetização e letramento nas séries iniciais, disponível em https://www.revista.ajes.edu.br/index.php/rsd/article/viewFile/142/110 acessado dia 08/07/2020
  8. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
  9. VAL, Maria da Graça Costa. O que é ser alfabetizado e letrado? 2004. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de (org.). Práticas de Leitura e Escrita. 1. Ed. Brasília: Ministério da Educação, 2006.