Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica
v. 11 n. 1 (2019): Trajetória Multicursos
COMO O ATLETISMO ESTÁ INSERIDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
- Danrlei dos Santos Ferreira
- Varlei de Souza Novaes
-
Enviado
-
2 May 2024
-
Publicado
-
02-05-2024
Resumo
Esta pesquisa buscou verificar com base no levantamento de artigos publicados no site Periódicos da CAPES, como o atletismo vem sendo desenvolvido nas aulas de Educação Física. Foram selecionados 15 artigos publicados entre os anos de 2010 e 2018. Os resultados apontam como o atletismo é de grande importância, pois desenvolve movimentos naturais do corpo humano, infelizmente o atletismo vem sendo deixado de lado nas escolas, devido a falta de materiais e o local adequado para a pratica das modalidades, os estudos apontam que nas escolas o atletismo pode ser desenvolvido através de jogos e brincadeiras de forma lúdica tornando a modalidade mais atraente.
Referências
- AYOUB, E. Narrando experiências com a Educação Física na Educação Infantil. Revista Brasileira Ciência e Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 143-158, mai., 2005.
- BANDEIRA, M. Formulação de um problema de pesquisa. 2000. Disponível em: . Acesso em:19 agosto 2018.
- BARBIERI, C. Educação pelo esporte: algumas considerações para a realização dos jogos do esporte educacional. Movimento. Porto Alegre, ano V, n. 11, 1999.
- BELBENOIT, G. O desporto na escola. Lisboa: Estampa, 1976.
- BETTI, M. A Janela de Vidro: esporte, televisão e educação física. Campinas: Papirus, 1998
- BRACHT, V. Educação Física e Aprendizagem Social. Porto Alegre: Magister, 1992.
- BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Caderno CEDES, ano XIX, nº 48, p.69-89, ago., 2003.
- BRASIL, Ministério de Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
- CALVO, A. P.; MATTHIESEN, S. Q. Diagnóstico do conteúdo da Educação Física Escolar: o atletismo em foco. Revista Digital EFDeportes, Buenos Aires, v. 16, n. 164, 2012. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd164/conteudo-da-educacao-fisica-escolar-o-atletismo.htm. Acesso em: 11 ago. 2018.
- CANESTRARO, J. de F.; ZULAI, L. C.; KOGUT, M. C. Principais dificuldades que o professor de educação física enfrenta no processo ensino-aprendizagem do ensino fundamental e sua influência no trabalho escolar. 2008. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/872_401.pdf. Acesso em: 12 de agosto de 2018.
- COICEIRO, G. A. 1000 Exercícios e Jogos para o Atletismo. Rio de Janeiro: Sprint, 2005
- COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
- COLL, C et al. Os Conteúdos na Reforma. Porto Alegre: Artmed, 2000.
- DARIDO, S. C.; RANGEL-BETTI, I. C.; RAMOS, G. N. S.; GALVÃO, Z.; FERREIRA, L. A.; SILVA, E. V. M.; RODRIGUES, L. H.; NETO, L. S.; PONTES, G.; CUNHA, F. A Educação Física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais. Revista Paulista Educação Física, São Paulo, v. 15, n. 1, 2001.
- DARIDO, S.C. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
- DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
- FERREIRA, J. A importância da motivação nas aulas de educação física: estudo com alunos do 2º ciclo do ensino básico. Covilhã: Dissertação de Mestrado da Universidade da Beira Interior, 2005.
- FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1989.
- FOLLE, A.; POZZOBON, M.; BRUM, C. Modelos de Ensino, Nível de Satisfação e Factores Motivacionais Presentes nas Aulas de Educação Física. Revista de Educação Física/UEM. Paraná, v. 16, n. 2, p. 145-154, 2005. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3386/2424. Acesso em Ago. 2018.
- GALATTI, Larissa Rafaela et al. Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos. Revista da Educação Física/UEM, v. 25, n. 1, p. 153162, 2014.
- GARCIA, R. P. A corrida da origem aos nossos dias: estudo sobre a evolução do conceito e do valor da corrida através dos tempos. Universidade do Porto, Tese de Doutorado, Porto. 1990.
- GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
- HILDEBRANDT, R.; LAGING, R. Textos pedagógicos sobre o ensino da Educação Física. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2003.
- HUIZINGA, J. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo:
- Perspectiva, 1971.
- IORA, J. A.; MARQUES, C. L. S. O atletismo escolar: proposta de organização de aulas a partir da proposta crítico emancipatória e didática comunicativa. Pensar a Prática, Goiânia, Goiás, v. 16, n. 2, p. 320-618, abr./jun., 2013.
- J.C.S. (Org.). Educação Física e Esporte: convergindo para novos caminhos. 1. ed. Florianópolis, Santa Catarina: Editora UDESC, 2015. p. 107-128. (Volume 7).
- KUNZ, Elenor. Educação Física ensino e mudanças. Ijui: Unijuí, 1991.
- _____. In: KUNZ, E. Transformação didático – pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.
- _____. In: KUNZ, Elenor (Org.). Didática da Educação Física. Ijuí: Unijuí, 1998.
- KUNZ E.; SOUZA, M. Unidade didática 1: atletismo. In: KUNZ, E. (Org.). Didática da educação física 1. 4º ed. Ijuí: Editora Unijuí, p. 19-54, 2006.
- LECOT, F.; SILVEIRA, R. O conhecimento do conteúdo atletismo na educação física escolar. Cinergis, Santa Cruz do Sul, edição 15, n 3, p 129-134, jul./set., 2014.
- MARIANO, C. Educação física: o atletismo no currículo escolar. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.
- MARQUES, C. L. da S.; IORA, J. A. Atletismo Escolar: possibilidades e estratégias de objetivo, conteúdo e métodos em aulas de Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 103-118, abr./jun., 2009.
- MATTHIESEN, S. Q. Atletismo para crianças e jovens. Relato de uma experiência educacional na Unesp – Rio Claro. Revista Digital EFDeportes, Buenos Aires, v. 10, n. 83, abr. 2005a.
- MATTHIESEN, S. Q. Atletismo se aprende na escola. Jundiaí: Fontoura, 2005b.
- MATTHIESEN, S. Q. Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
- MATTHIESEN, S. Q. Atletismo se aprende na escola. 2. ed. Jundiaí: Fontoura, 2009.
- NORONHA, D. P.; FERREIRA, S. M. S. P. Revisões de literatura. In: CAMPELLO, B. S.; CONDÓN, B. V.; KREMER, J. M. (orgs.) Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
- OLIVEIRA, M. C. M. de. Atletismo escolar: uma proposta de ensino na educação infantil. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.
- PAIANO, R. Possibilidades de orientação prática pedagógica do professor de educação fisica: situações de desprazer na opinião dos alunos. Revista MacKenzie de Educação Física e Esporte, v. 5, n. 1, 47-58, 2006.
- RANGEL-BETTI, I. R. O que ensinar: a perspectiva discente. Revista Paulista de Educação Física, supl, n.1, v.1, p.26-27, 1995.
- RANGEL-BETTI, I. C. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz, v. 1, n. 1, p. 25–31, 1999.
- RITTNER, V. Esporte: um meio de integração social. In: MALINA, A.; CESARIO, S. (Org.). Esporte: fator de integração e inclusão social? Campo Grande: UFMS, 2009.
- RODRIGUES, I. V. A Importância da prática da Educação Física no Ensino Fundamental I. Portal Educação. 2013.
- RONDÔNIA (Estado) Secretaria de Estado da Educação. Coordenadoria Estadual de Ensino Rural. Construindo e utilizando material de Educação Física. Porto Velho: Autor, 1990.
- SANTOS, S. M.; MEZZAROBA, C. O. Esporte na escola: discussões e possibilidades em busca de uma pedagogização. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL “EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE”, 5., 2011, São Cristovão. Anais... Sergipe: Universidade Federal de Sergipe, 2011.
- SENERS, P. Didáctica del Atletismo. Barcelona, INDE Publicaciones,
- http://www.inde.com (Aborda o ensino do atletismo em ambiente escolar)
- SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005. 138 p. Disponível em:
- .
- Acesso em: 19 agosto 2018.
- SOUZA, E. R. O atletismo no Ensino Fundamental: reflexões teóricas e possibilidades pedagógicas. Florianópolis, Santa Catarina: Ed. do Autor, 2014.
- SOUZA, E. R.; MATOS, N. C.; ROSA, R. S.; BACKES, A. F.; SOUZA, P. A. O corpo e o jogo na escola: o olhar docente e a teoria vigente. In: NASCIMENTO, J.V; SOUZA, E. R.; RAMOS, V.; ROCHA. 2006.
- TAFFAREL, C.N.Z. Criatividade nas aulas de educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1985.
- TAYLOR, D; PROCTER, M. The literature review: a few tips on conducting it. University of Toronto Writing Support Site 2007. Disponível em: http://www.utoronto.ca/writing/litrev.html. Acesso em: 04 ago. 2018
- UNESCO. Esporte para o Desenvolvimento e a Paz: Em Direção à Realização das Metas de Desenvolvimento do Milênio. Relatório da Força Tarefa entre Agências das Nações Unidas sobre o Esporte para o Desenvolvimento e a Paz. Nações Unidas, 2003.
- VALENZUELA, A. V., et al. Comparación de los enfoques tradicional y ludotécnico sobre la eficacia y la mejora técnica en el atletismo. Motricidad, v. 14, p. 119–133, 2005.
- VALENZUELA, A. V. La Iniciación al deporte del atletismo: del modelo tradicional a los nuevos enfoques metodológicos. Revista Kronos, v. 5, n. 9, p. 34–44, 2006.