Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica
v. 11 n. 1 (2019): Trajetória Multicursos
O DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um estudo de revisão bibliográfica no ano de 2018
- Mileni Alves Carvalho
- Tiago Nunes Medeiros
-
Enviado
-
2 May 2024
-
Publicado
-
02-05-2024
Resumo
O presente estudo trata do Desenvolvimento Motor na Educação Infantil, o qual apresenta como problema de pesquisa “Qual a produção acadêmica científica da Educação Física escolar na perspectiva do desenvolvimento motor na Educação Infantil?” A pesquisa tem por objetivo compreender a produção acadêmica científica da Educação Física escolar na perspectiva do desenvolvimento motor na Educação Infantil a partir de um estudo qualitativo de revisão bibliográfica. Desse modo, realizou-se uma busca dos seguintes descritores: Educação Física, Desenvolvimento Motor e Educação Infantil. O processo seguinte foi analisar os textos para conferir a centralidade dos descritores na produção científica. Concluímos que a Educação Física desempenha papel significativo durante a fase de escolarização da criança para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Porém, entendemos que o estudo demonstra uma invisibilidade quando da produção acadêmica científica da Educação Física escolar na perspectiva do desenvolvimento motor na Educação Infantil, deixando de potencializar os conhecimentos e aprendizagens promovidas pela disciplina. Por fim, constatamos que há uma controversa discussão sobre a necessidade, ou não, da inserção da Educação Física no currículo da Educação Infantil, principalmente na Rede Pública de ensino.
Referências
- ARRUDA, Kleiton Marcelo Ferreira de; SILVA, Eduardo Adrião Araujo. Desenvolvimento Motor na Educação Infantil através da Ludicidade. Connection Line, Várzea Grande, n. 4, p. 37-50, 2009.
- BERNARDI, Ana Paula; KRUG, Hugo Norberto. Saberes Docentes e a Organização Didática Pedagógica da Educação Física Na Educação Infantil. Mackenzie de Educação Física e Esporte, Santa Maria, v. 7, n. 2, p. 85-101, 2008.
- BRASIL. [Lei Darcy Ribeiro (1996)]. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 8º Ed. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2013.
- BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil: Introdução, Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo. Brasília: MEC, 1998.
- CRAIDY, Carmen M; KRAECHER, Gládis E. P da S. Educação Infantil: Pra que te quero? Porto Alegre, RS: Artmed, 2001
- FERRAZ, Osvaldo Luiz; FLORES, Kelly Zoppei. Educação Física na Educação Infantil: Influência de um Programa na Aprendizagem e Desenvolvimento de Conteúdos Conceituais e Procedimentais. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 47-60, 2004.
- FERRAZ, Osvaldo Luiz; MACEDO, Lino de. Reflexões de Professores sobre a Educação Física na Educação Infantil incluindo o Referencial Curricular Nacional. Revista Paulista de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 83-102, 2001.
- FERREIRA, Aurélio B. de H. AURÉLIO: O dicionário da língua portuguesa. Coordenação Marina Baird Ferreira; Margarida dos Anjos – Curitiba: Ed. Positivo, 2008.
- FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 5º Ed. São Paulo: Scipione. 2009.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36º Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
- GALLAHUE, David; OZMUN, John. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2005.
- MAGALHÃES, Joana S.; KOBAL, Marília Corrêa; GODOY, Regiane Peron de. Educação Física na Educação Infantil: uma parceria necessária. Mackenzie de Educação Física e Esporte, Campinas, v.6, n. 3, p. 43-52, 2007.
- PANSERA, Simone Maria; PAULA, Patrícia R. de; VALENTINI, Nádia C. Educação Física no Ensino Infantil: sua influência no desempenho das habilidades motoras fundamentais. Cinergis, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 24-32, 2008.
- SOARES, Amanda Fonseca. Os Projetos de Ensino e a Educação Física na Educação Infantil. Pensar a Prática, Minas Gerais, v. 5, p. 15-38, 2001/2002.
- STEIN, Ivan; GUIMARÃES, Adriana Coutinho de Azevedo; CARDOSO, Allana Alexandre; MACHADO, Zenite. Educação Física na Educação Infantil: uma revisão sistemática. Cinergis, Santa Cruz do Sul, v. 16, n. 4, p. 1-7, out./dez., 2015.
- TANI, Go. Educação Física na Educação Infantil: pesquisa e produção do conhecimento. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, s. 4, p. 110-115, 2001.