Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica

v. 10 n. 2 (2018): Trajetória Multicursos

MOVIMENTOS MONTESSORIANOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS

  • Eduardo Rangel Ingrassia
  • Maiara Lopes Moraes
Enviado
2 May 2024
Publicado
02-05-2024

Resumo

O presente estudo visa perceber se o método Montessori está presente no processo de alfabetização nas escolas atuais. Tem como finalidade mostrar a importância de inserirmos métodos novos no ensino, principalmente no processo de alfabetização, fazendo um diálogo entre o método tradicional e o método Montessori, a fim de contribuir para a melhoria dos índices e qualidade da alfabetização, propondo um novo pensamento para as escolas que ainda pautam suas práticas pedagógicas prioritariamente no método tradicional. Por meio da metodologia de estudo de caso, com a utilização de observações e entrevista, buscou-se uma melhor compreensão entre as diferenças e aproximações metodológicas que há entre os dois métodos abordados. Ao longo desde estudo, foi possível identificar grandes achados na prática da escola, contextualizando a teoria com a realidade que encontramos diariamente. Nós professores somos capazes de mudar a educação, basta querermos para isso acontecer.