Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica

v. 8 n. 2 (2017): Trajetória Multicursos

A INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO BRINCAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Sabrina Ramos Barcellos
  • Liége Westermann
Enviado
30 April 2024
Publicado
30-04-2024

Resumo

As mídias digitais se fazem presentes no dia-a-dia das pessoas, principalmente das crianças, que entram em contato cada vez mais cedo com variadas mídias digitais. Como o propósito de compreender a influência da utilização das mídias digitais no brincar das crianças de cinco anos da Educação Infantil, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com abordagem exploratória, utilizando-se como instrumentos de coleta observações e conversas, tanto com a professora de uma turma de pré-escola da Educação Infantil, quanto com alunos. A professora, ao conhecer a situação e a falta de recursos tecnológicos da escola, permitia que os alunos, dois dias por semana, trouxessem brinquedos de casa, disponibilizando o mundo digital para todos os alunos. Apesar destas mídias terem como características o brincar individual, as crianças mostraram grande interação na hora de emprestar seus brinquedos e permitir que todos brincassem juntos.