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Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica

v. 8 n. 2 (2017): Trajetória Multicursos

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS CENÁRIOS BRASILEIRO E MEXICANO: Um estudo comparado entre as economias da América Latina

  • Jonathan Guedes da Silva Ricardo
Enviado
30 April 2024
Publicado
30-04-2024

Resumo

Este trabalho tem por finalidade compreender um pouco mais sobre a Educação de jovens e adultos e suas particularidades a partir de um acompanhamento pedagógico no Brasil e no México. Buscar-se-á, por meio de uma complexa atividade de leitura mais aprofundada sobre a questão aqui colocada, perceber como essa modalidade educacional é enxergada tanto pela sociedade civil como pelos Governos centrais dos dois países, além dos esforços enfrentados pelos educadores, a realidade dos alunos e o resultado dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos nos espaços empíricos em que este trabalho se deu cabo. As observações ocorreram em uma escola municipal do Rio de Janeiro durante o ano letivo de 2015, e numa escola do distrito de La Villita, no Estado de Jalisco, no Oeste Mexicano, durante o primeiro semestre letivo de 2016. Neste trabalho defender-se-á a necessidade da (re)invenção de uma nova escola/pedagogia que valorize os alunos pelo que eles são, com a consolidação de um espaço em que se garanta a construção conjunta do conhecimento visando à formação crítica para a atuação ativa dos indivíduos na sociedade. Além disso, tratar-se-á de enfatizar a importância de se desconstruir aquela ideia da EJA como uma política assistencialista, como muitos enxergam, mas como uma política que faz valer aquilo que diz as constituições dos dois países, de que a Educação é direito de todos e de todas, sobretudo para nós que acreditamos que a formação se dá nas mais diversas etapas da vida, e não exclusivamente no período da infância e da juventude.

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