Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica

v. 8 n. 2 (2017): Trajetória Multicursos

ARGUMENTAÇÕES INICIAIS SOBRE O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: Entre a realidade e a superficialidade

  • Jonathan Guedes da Silva Ricardo
Enviado
30 April 2024
Publicado
30-04-2024

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a necessidade da constituição de um sistema educacional brasileiro. Esse sistema será baseado na forte articulação entre os entes federativos que formam a União, com a demarcação de papeis e um planejamento conjunto que deve ser cumprido por todos que fazem parte do pacto, concedendo espaços para outras ações na medida em que as tarefas pré-estabelecidas para cada parte não sejam prejudicadas. Dentro desse pacto devem estar bem claras questões relacionadas ao financiamento da educação, a definição do que seria cada documento que orientará o sistema que se pretende implantar, a constituição de órgãos que darão respaldo à sociedade civil em não só participar do processo, mas fiscalizar ao longo de seu desenvolvimento, dentre outros. É necessário salientar que não se buscará esgotar a discussão a cerca do assunto, e sim a construção de uma base que permitirá observar como se organiza atualmente a educação nacional, seus desafios, carências e particularidades, bem como a importância da consolidação de um sistema nacional.

Referências

  1. BERTUSSI, G. T.; OURIQUES, N.D (coord.). Anuário educativo brasileiro: visão retrospectiva. São Paulo: Cortez, 2011.
  2. COSTA, A. C. O regime de colaboração entre União, estados e municípios no financiamento da educação no Brasil. RBPAE. v.26, n.1, p.105-121, jan./abr. 2010.
  3. COUTINHO, C. N. O Estado Brasileiro: gênese, crise, alternativa. In: LIMA, J.C.F.; NEVES, L.M.W. (org.). Fundamentos da educação escolar do Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora Fio Cruz/ EPSJV, 2006.
  4. DAVIES, N. FUNDEB: A redenção da educação básica?. Educ. Soc. Campinas, v.27, n.96, p.753-774, out. 2006.
  5. FERNANDES, M. D. E.; BRITO, S. H. A.; PERONI, V. M. V. Sistema e Plano Nacional de Educação: notas sobre conceituação, relação público-privado e financiamento. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v.93, n. 235, p. 565-578, set./dez. 2012.
  6. LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5ª ed. Revista e ampl. Goiânia: MF Livros, 2008.
  7. LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. A estrutura do sistema de ensino: federal, estadual e municipal. In: Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2009.
  8. ________. Princípios da organização conforme a LDB/96. In: Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2009.
  9. RODRIGUES, N. A gestão pública da educação – responsabilidade da União, dos Estados e dos municípios. Em Aberto. Brasília, ano 5, n. 30, p. 37-40, abr./jun. 1986.
  10. SAVIANI, D. Organização da educação nacional: sistema e conselho nacional de educação, plano e fórum nacional de educação. Educ. Soc. Campinas, v.31, n.112, p.769-787, jul.-set. 2010.