Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica
v. 7 n. 2 (2016): Trajetória Multicursos
MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE A INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA
- Pablo Bes
- Andrea dos Santos Leite Oliveira
-
Enviado
-
30 April 2024
-
Publicado
-
30-04-2024
Resumo
O presente artigo se insere no campo dos Estudos Culturais em Educação e analisa algumas das diversas concepções que circulam em nosso meio e acabam posicionando e construindo uma infância a ser vivida pela criança pequena. Destaca o aspecto dos discursos como constituidores da realidade infantil e procura ressaltar que a concepção de infância idealizada como período único e especial da vida deva ser revista e reconfigurada. Dessa forma, as infâncias, cronológica, histórica, com etapas de desenvolvimento bem demarcadas, progressiva, vista como experiência, desrealizada, hiperrealizada ou ciber serão tematizadas na presente escrita.
Referências
- ABRAMOWICZ, A. Educação infantil e a escola fundamental de 9 anos.In: Olhar de Professor, ano/vol. 9, número 002. Universidade de Ponta Grossa, Brasil, pp.317-325
- AGAMBEN, G. Infância e história.Buenos Aires:Adriana Hidalgo, 2001/1978, p.7
- ARIÉS, P. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1981, p.50-57.
- BENJAMIN, Walter. O Narrado. In: Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio D‟Água, 1992.
- BUJES, M. I. E. Infância e Maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
- BUJES, M.I.E. Infância e poder: breves sugestões para uma agenda de pesquisa. In: COSTA M. V; BUJES M.I.E.(orgs.) Caminhos Investigativos III. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, p.183.
- COSTA, M. V. Novos olhares na pesquisa em educação. In: COSTA, M.V. (org.) Caminhos Investigativos I. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007, p.17.
- DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. IV. São Paulo: Editora 34, 1997ª, p.11.
- KELLNER, D. Lendo imagens criticamente: em direção a uma pedagogia pós-moderna. In: SILVA, T.T. (org.) Alienígenas na Sala de Aula. Rio de Janeiro: Vozes, 2009, p.113.
- KOHAN, W. O. Infância. Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p.239.
- KOHAN, W. O. Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004, p.7.
- KRAMER, S. Infância, cultura contemporânea e educação contra a barbárie. In: Seminário Internacional OMEP. Infância – Educação Infantil: reflexões para o início do século. Brasil, jul. 2000.
- LAROSSA, J. O enigma da infância ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In:_____ Pedagogia Profana. Porto Alegre: Contrabando, 1998, p.183-198.
- MAYALL,B. Children,Health and the Social Order. Buckingham: Open University-Press; 1996, p.1
- NARODOWSKI, M. (2013). Hacia un mundo sin adultos. Infancias híper y desrealizadas en la era de los derechos del niño. Actualidades Pedagógicas (62), 15-36.
- POSTMAN, N. O Desaparecimento da Infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999, p. 142.
- VEIGA-NETO, A. Olhares... In: COSTA, M. V. (org.) Caminhos Investigativos I. Novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007, p.23.