XX Fórum Internacional de Educação
v. 7 n. 1 (2016): Trajetória Multicursos
SUPERVISÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Qual a importância da formação continuada para o desenvolvimento das práticas pedagógicas na educação infantil?
-
Enviado
-
30 April 2024
-
Publicado
-
30-04-2024
Resumo
Ao longo do tempo, a Educação Infantil vem sofrendo transformações acerca de suas concepções. Um marco importante é a sua definição como primeira etapa da Educação Básica, pela Lei 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que passou a compreender este período como parte fundamental do processo educativo. Dessas mudanças surgiu a necessidade de elaborar um currículo que orientasse a prática pedagógica nas instituições de Educação Infantil. Contudo, ainda existem muitas discussões e divergências sobre o que deve ser ensinado nestas instituições. Sabe-se que as práticas pedagógicas são definidas a partir da formação de cada educador. Neste contexto, a formação continuada se faz necessária dentro das escolas de educação infantil e deve ser um processo contínuo e de longo prazo. O supervisor escolar tem papel de grande relevância neste aspecto, já que possui uma visão integrada do processo educativo e pode oportunizar essa formação através de projetos que envolvam todos os profissionais da Educação Infantil, promovendo discussões, estimulando a pesquisa e incentivando o trabalho em equipe no planejamento de estratégias para o desenvolvimento das práticas pedagógicas.
Referências
- ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.
- BEJE, Maria Isabel Edelweiss. Educação Infantil: pra que te quero? In: CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis (org.) Educação Infantil: pra quê te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.
- BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.
- Brasília: Senado, 1988.
- BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1996.
- BRASIL. Resolução CNE/CBE n. 5, de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília: 2009.
- BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v.1
- BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v.2
- BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v.3
- CHIODINI, Cláudia Roberta; PIEKARZEWICZ, Janaina da Costa Leal. Planejamento e Prática em Supervisão escolar. Caderno de estudos de pós-graduação do grupo UNIASSELVI. Indaial: Uniasselvi, 2013.
- FOGAÇA, Jennifer. Formação Continuada de Professores. Disposto em:
- , acessado em 15/01/2015.
- FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros. Disposto em:
- . Publicado em 2011. Acessado em 12/01/ 2015.