Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica
v. 7 n. 1 (2016): Trajetória Multicursos
UMA PROPOSTA PARA INTRODUZIR O CONCEITO DE DERIVADAS
- Natasha Roberta Aguiar Lopes
- Rossano Evaldt Steinmetz Ribeiro
-
Enviado
-
30 April 2024
-
Publicado
-
30-04-2024
Resumo
Este trabalho apresenta e analisa uma proposta de ensino para a introdução do estudo de derivadas através de suas aplicações. Tendo como objetivo auxiliar o aluno a formar um conceito amplo e significativo do processo de diferenciação para que possa utilizar estes conhecimentos para resolver problemas. A sequência didática utiliza-se da modelagem matemática como metodologia e fundamenta-se na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel.
Referências
- ANTON, H.; BIVENS, I.; DAVIS, S. Cálculo. 8ª. ed. São Paulo: Artmed, v. I, 2007.
- AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
- BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: Contribuições Para o Debate Teórico, Rio de Janeiro, 24, 2001. Disponivel em:
- . Acesso em: 19 Setembro 2015.
- BARUFI, M. C. B. A Construção/Negociação de Significados no Curso Universitário Inicial de Cálculo Diferencial e Integral, São Paulo, 1999. Disponivel em:
- . Acesso em: 18 Setembro 2015.