Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica

v. 7 n. 1 (2016): Trajetória Multicursos

UMA PROPOSTA PARA INTRODUZIR O CONCEITO DE DERIVADAS

  • Natasha Roberta Aguiar Lopes
  • Rossano Evaldt Steinmetz Ribeiro
Enviado
30 April 2024
Publicado
30-04-2024

Resumo

Este trabalho apresenta e analisa uma proposta de ensino para a introdução do estudo de derivadas através de suas aplicações. Tendo como objetivo auxiliar o aluno a formar um conceito amplo e significativo do processo de diferenciação para que possa utilizar estes conhecimentos para resolver problemas. A sequência didática utiliza-se da modelagem matemática como metodologia e fundamenta-se na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel.

Referências

  1. ANTON, H.; BIVENS, I.; DAVIS, S. Cálculo. 8ª. ed. São Paulo: Artmed, v. I, 2007.
  2. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
  3. BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: Contribuições Para o Debate Teórico, Rio de Janeiro, 24, 2001. Disponivel em:
  4. . Acesso em: 19 Setembro 2015.
  5. BARUFI, M. C. B. A Construção/Negociação de Significados no Curso Universitário Inicial de Cálculo Diferencial e Integral, São Paulo, 1999. Disponivel em:
  6. . Acesso em: 18 Setembro 2015.