Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica
v. 7 n. 1 (2016): Trajetória Multicursos
TECNOLOGIA E CRIANÇAS: A Informática no ensino da Educação Infantil
- Helena Ribeiro Mesquita
- Mariusa Warpechowski
-
Enviado
-
30 April 2024
-
Publicado
-
30-04-2024
Resumo
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o uso da informática na educação infantil, considerando principalmente a sua utilização como forma de motivar e ajudar a aumentar o interesse dos alunos nas aulas. Para isso realizou-se um trabalho com onze alunos de pré-escola, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Domingos Saraiva, localizada no município de Palmares do Sul-RS. O trabalho constitui-se na utilização de softwares educacionais como apoio no ensino de alguns conteúdos, relacionando-os com suas aplicações no cotidiano e baseou-se em teóricos como Valente (1993) e Moran (2000) que justificam a utilização da informática na educação. Assim, de acordo com a concepção construtivista defendida por Parrat-Dayan (2010), possibilitou-se a participação ativa dos alunos nos seus processos de aprendizagem. Os resultados mostram a aprovação dos alunos e da professora, visto que, com o apoio da informática, aumentou a curiosidade e satisfação dos alunos em relação às aulas.
Referências
- ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. Cortez Editora, Autores Associados, São Paulo, 1980.
- BRANCO, Maria Luísa. O sentido da educação democrática: revisitando o conceito de experiência educativa em John Dewey. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 599-610, maio/ago. 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n2/a12v36n2.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996. Seção I, p. 27834-27841.
- FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação formativa. Rev. Port. de Educação, Braga , v. 19, n. 2, 2006 . Disponível em . Acesso em 18 jun. 2015.
- HAYDT, Régia Célia Cazaux. Curso de didática geral, Ática, São Paulo, 1 ed., 2011.
- JUNIOR, Dilton Ribeiro do Couto.Mídias e Educação infantil: desafios contemporâneos. In: 3º SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2010, Pernambuco. Anais Eletrônicos do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. Pernambuco: 2010, Universidade Federal de Pernambuco, Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educação. Disponível em. Acesso em: 8 jun. 2015.
- MORAN, José Manoel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologia. Informática na Educação: teoria e prática, Porto Alegre, v. 3, n. 1, set. 2000.
- PARRAT-DAYAN, Silvia. Educação infantil e perspectiva construtivista. Psicologia da Educação, São Paulo, v. 30, p. 127-146, 1º sem. de 2010.
- POLESE, Nathalia Cunha. Aprendizagem Infantil através do Construtivismo: ensinar e aprender. Espaço Acadêmico, n. 134, p. 89 – 96, jul. 2012.
- STAINLE, Marlizete Cristina Bonafini; SOUZA, Nadia Aparecida de. Avaliação Formativa e o Processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 18, n. 36, jan./abril. 2007. Disponível em
- . Acesso em: 21 mar. 2015.
- VALENTE, José Armando. Computadores e conhecimento: repensando a educação. UNICAMP/NIED, Campinas, 2ª ed., 1998.