Este trabalho tem como objetivo identificar as razões que levam o aluno a sentir rejeição pela disciplina de matemática, visto que a matemática é uma das ciências mais importantes para a aplicação de diversos modelos presentes, principalmente, na física, na química e em algumas ciências sociais. Mas ao entrarmos em sala de aula percebemos de forma muito rápida a rejeição de entender esta disciplina por parte dos alunos. Essa rejeição pode acontecer a partir de alguns comportamentos apresentados pelos jovens como falta de interesse, dificuldade de aprendizagem, falta de interação do professor com a turma e a própria complexidade de compreender as aplicações desta disciplina. Através de pesquisas bibliográficas e aplicação de um questionário com alunos do ensino fundamental, séries finais, da rede pública de ensino, o seguinte artigo desenvolveu-se com a seguinte estrutura: inicialmente com algumas considerações sobre a Matemática, a metodologia e o papel do professor no ensino e aprendizagem desta disciplina e as ideias centrais relacionadas a rejeição dos alunos em relação a Matemática. Por fim a metodologia utilizada para a realização do artigo e as considerações finais obtidas após a pesquisa realizada.