Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos de análise de dados e pesquisa acadêmica

v. 7 n. 1 (2016): Trajetória Multicursos

MATEMÁTICA, RAZÕES QUE LEVAM A SUA REJEIÇÃO

  • Tatiane Leites da Rocha
  • Andreia Goldani
Enviado
30 April 2024
Publicado
30-04-2024

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar as razões que levam o aluno a sentir rejeição pela disciplina de matemática, visto que a matemática é uma das ciências mais importantes para a aplicação de diversos modelos presentes, principalmente, na física, na química e em algumas ciências sociais. Mas ao entrarmos em sala de aula percebemos de forma muito rápida a rejeição de entender esta disciplina por parte dos alunos. Essa rejeição pode acontecer a partir de alguns comportamentos apresentados pelos jovens como falta de interesse, dificuldade de aprendizagem, falta de interação do professor com a turma e a própria complexidade de compreender as aplicações desta disciplina. Através de pesquisas bibliográficas e aplicação de um questionário com alunos do ensino fundamental, séries finais, da rede pública de ensino, o seguinte artigo desenvolveu-se com a seguinte estrutura: inicialmente com algumas considerações sobre a Matemática, a metodologia e o papel do professor no ensino e aprendizagem desta disciplina e as ideias centrais relacionadas a rejeição dos alunos em relação a Matemática. Por fim a metodologia utilizada para a realização do artigo e as considerações finais obtidas após a pesquisa realizada.

Referências

  1. D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da teoria à prática. São Paulo: Papirus, 1996.
  2. (2) ______. Dicionário online de Português. Disponível em http://www.dicio.com.br/rejeicao/ . Acesso em 19/08/15.
  3. (1) FERREIRA, Jorge Carlos Felz. Reflexões sobre o ser professor: a construção de um professor intelectual. Disponível em http://www.bocc.ubi.pt/pag/felz-jorge-reflexoes-sobreser professor.html. Acesso em 9/8/14.
  4. LARA, Isabel Cristina. M. Jogando com a Matemática. São Paulo: Rêspel, 2005.
  5. ______. Ministério da Educação e Cultura/Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em 19/08/15.
  6. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretária de Educação Fundamental. 2º. ed. Rio de Janeiro: DP&A,2000.
  7. VASCONCELOS, Cláudia Cristina. Ensino aprendizagem da Matemática: Velhos problemas, novos desafios. Revista Millenium nº 20. São Paulo, 2009.