Artigos de revisão
v. 3 n. 2 (2018): Revista Perspectiva: Ciência e Saúde
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA REDE ESCOLAR E ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA
- Larissa Oliveira Spidro
- Fernanda Faustino
- Caroline dos Santos Melo
- Pâmela Fabiele Fernandes
- Philipe Souza Corrêa
- Tatiana Cecagno Galvan
- Carolina Pacheco de Freitas Thomazi
- Lisandra Carrilho
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Enviado
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24 April 2024
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Publicado
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24-04-2024
Resumo
Segundo Silva e Carvalho (2017), a educação é um direito de todos, é dever da família e do Estado promover e incentivar juntamente com a sociedade um desenvolvimento pessoal para cada criança No Brasil, a inclusão é garantida por leis, que defendem a criação e execução de políticas públicas para a formação de professores para a educação inclusiva, numa tentativa de diminuir os efeitos da exclusão e atender à nova ordem vigente, que é a de ensinar a todos, sem distinção. O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão de literatura, a fim de mostrar como é a inclusão das crianças portadoras de necessidades especiais e o quão é importante para o desenvolvimento mental dessas, frente aos desafios que são lançados diariamente. Foram utilizadas as seguintes plataformas para a coleta de dados: Google acadêmico, Scielo, PubMed. Vinte e seis artigos complementaram esta a revisão de literatura a presente pesquisa. Esse estudo nos mostra como é o processo de inclusão escolar e sua importância com crianças com necessidades especiais para o desenvolvimento físico e psíquico. Apesar de várias escolas aderirem com a inclusão escolar, podemos concluir que ainda tem muita a ser feito para se adaptarem a um programa de inclusão escolar especifico para suprir a necessidade de cada aluno, seja ele deficiente visual, auditivo, autista ou com paralisia cerebral. É de suma importância que equipes multidisciplinares atuem em parceria com a escola e a família, para melhor o desenvolvimento do aluno, e assim, orientar os professores para as necessidades dos alunos dentro de suas especificidades, adaptando-se a cada um dentro da sua sala de aula.
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