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Artigos de revisão

v. 3 n. 2 (2018): Revista Perspectiva: Ciência e Saúde

ERGONOMIA DA SALA DE AULA: Restrições posturais impostas pelo ambiente escolar e a utilização da dança como intervenção

  • Daniele Ruckert
  • Cláudia Vieira Guillén
  • Alice Scheffer
  • Kayana Rodrigues
  • Tatiana Cecagno Galvan
  • Carolina Pacheco de Freitas Thomazi
  • Philipe Souza Corrêa
Enviado
24 April 2024
Publicado
24-04-2024

Resumo

A escola é o local que o aluno passa grande parte do seu tempo, conforme a carga de atividades propostas. Através de uma revisão bibliográfica, objetivou-se verificar fatores que influenciam na saúde dos alunos, através do ambiente escolar. Foram utilizadas as bases de dados Scielo, Google Acadêmico e Pubmed, como apoio para o desenvolvimento do artigo sobre ergonomia e reeducação postural, sendo utilizadas as palavras-chave “ergonomia”, “escoliose”, “má postura”, “dança”, “postura das escolas”, “mobílias escolares”, “dança nas escolas”, “postura dos estudantes”, “peso das mochilas”, “dança” e “fisioterapia”. A partir dos 28 estudos selecionados, verificaram-se fatores que influenciam na saúde do estudante, como inadequação dos mobiliários escolares, peso excessivo das mochilas e alterações dos aspectos posturais na sala de aula. A prática da dança no processo de aprendizagem surge como uma alternativa aos professores de diversas áreas, como por exemplo, a Geografia, explorando a região de onde surgiram as primeiras coreografias; Matemática, utilizando a contagem de movimentos de uma dança, bem como as figuras geométricas formadas com os movimentos do corpo; Português, quando se criam músicas. Além disso, a dança permite desenvolver e aprimorar a psicomotricidade, coordenando os movimentos dos braços, pernas, cabeça e tronco. Podemos concluir há muitas barreiras ambientais para uma boa saúde postural nas escolas, sendo de extrema importância priorizar as melhorias físicas e intervencionistas no ambiente escolar, possibilitando aos alunos atributos que facilitem a sua presença em sala de aula, priorizando sempre a saúde, conforto e o desempenho do mesmo. A dança aparece como uma alternativa dinâmica onde promove melhora do processo de aprendizagem e das alterações posturais, podendo ser combinada ao plano escolar de ensino.

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