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Artigos de revisão

v. 3 n. 2 (2018): Revista Perspectiva: Ciência e Saúde

DEFICIENTES AUDITIVOS NO AMBIENTE ESCOLAR REGULAR: Realidades enfrentadas perante a inclusão - uma revisão bibliográfica

  • Yasmin dos Santos Borges
  • Carolina Fagundes Capaverde
  • Amanda Valandro
  • Cassandra Machado Ramos
  • Carolina Pacheco de Freitas Thomazi
  • Philipe Souza Corrêa
  • Lisandra de Oliveira Carrilho
  • Tatiana Cecagno Galvan
Enviado
24 April 2024
Publicado
24-04-2024

Resumo

Atualmente busca-se integrar a vida escolar dos deficientes auditivos no meio social, devendo tais indivíduos contarem com o apoio da escola em que ingressar e, também com o auxílio da sociedade no qual estão inseridos. Porém, embora o processo de inclusão no ambiente escolar regular seja algo concreto, muitos são os pontos negativos que ainda o permeiam e fazem com que a qualidade do ensino seja inferior, em relação ao de alunos ouvintes. Por esse motivo, teve-se por objetivo investigar as dificuldades vividas por deficientes auditivos, pais e professores para sua inclusão no ambiente escolar regular. Foi realizada pesquisa, usando a base de dados Scielo, com os descritores “inclusão escolar” e “surdos”. Foram encontrados 15 artigos dos quais 13 constituíram o presente estudo. Ainda, foram utilizados artigos, acrescentando “professores” e “mães” nas palavras chave, além de livros que abrangiam a linguagem dos surdos e a inclusão no meio escolar. Os professores relatam um sentimento de desafio, insegurança e reforçam a importância do interprete no processo de inclusão. Eles utilizam imagens que são muito benéficas na hora da aprendizagem. A experiência de inclusão é tão satisfatória para os alunos ouvintes, quanto para os surdos, pois eles tornam-se cidadãos menos preconceituosos. A visão dos pais é positiva em relação à inclusão dos filhos em escola regular, porém lhes faltam compreender mais sobre o processo de escolarização. Eles também compreendem o quanto ser presente nesse processo, auxilia ainda mais na aprendizagem e diminui as dificuldades dos seus filhos nesse meio. Conclui-se que as realidades enfrentadas por deficientes auditivos perante o processo de inclusão vão desde a falta de preparo das escolas até a falta de conscientização da sociedade em que estão inseridos. São necessárias alternativas para mudar esse cenário, ainda mais para que esse público não tenha tanta dificuldade no processo de escolarização e no meio social.

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