Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos originais

v. 2 n. 1 (2017): Revista Perspectiva: Ciência e Saúde

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS QUANTO AO MANEJO DA AVULSÃO DENTÁRIA EM CRIANÇAS

  • Alessandra Menegotto
  • Camila Scatena
  • Joana Tatith
  • Stefanie Bressan
  • Renata Schlesner
Enviado
23 April 2024
Publicado
23-04-2024

Resumo

Objetivo: avaliar o conhecimento dos professores de escolas públicas estaduais de ensino fundamental de Caxias do Sul/RS quanto ao manejo de avulsão dentária em crianças. 

Métodos: este estudo observacional transversal foi conduzido para amostra de professores de 30 escolas públicas estaduais. As informações foram coletadas a partir de um questionário contendo 15 questões objetivas para análise do conhecimento dos professores quanto à avulsão dentária. Os questionários foram diretamente entregues nas escolas por meio impresso. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva, por meio de números absolutos e percentuais.

Resultados: das 30 escolas convidadas a participar do estudo, um total de 28 (93,33%) aceitaram. Assim, 480 professores receberam o questionário para participação na pesquisa. Destes, 224 (46,55%) responderam e retornaram o questionário. Quanto a se considerar capaz de reposicionar um dente permanente de volta ao seu lugar, 179 professores (79,9%) relataram não ter conhecimento ou prática para isso. Trinta e oito professores (17%) não sabiam que um dente avulsionado pode ser reimplantado. Sete participantes se consideraram capazes de fazer o reimplante (3,1%). Vinte por cento dos professores reimplantariam um dente avulsionado em caso de trauma dentário de um aluno na escola. Um total de 206 professores (92%) não se considera preparado para socorrer um aluno que sofreu avulsão dentária.

Conclusão: frente a esses resultados, conclui-se que a maioria dos professores participantes não possui conhecimentos sobre os procedimentos para atendimento imediato em casos de avulsão dentária. Dessa forma, apontando a necessidade da implantação de campanhas educativas no ambiente escolar.