Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos originais

v. 1 n. 1 (2016): Revista Perspectiva: Ciência e Saúde

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO HISTÓRICO DE LESÕES DE PRATICANTES RECREACIONAIS DE BASQUETEBOL NO DÉFICIT DE FORÇA MUSCULAR DE MEMBROS INFERIORES

  • Jéferson Engroff
  • Paula Cristina Vidal
  • Cleiton Silva
Enviado
22 April 2024
Publicado
22-04-2024

Resumo

Introdução:  O basquetebol apresenta vários índices de lesões. A incidência de lesões no basquetebol é maior nos membros inferiores. A equipe masculina, mostra-se mais propensa a sofrer lesões, e os principais mecanismos de lesão são atraumáticos. 

Objetivo deste estudo foi avaliar se lesões prévias de membros inferiores causam déficit bilateral de produção de força em praticantes de basquetebol recreacionais.

Métodos: A amostra foi composta por 20 indivíduos do gênero masculino, 10 em cada grupo divididos em grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). O GE foi composto por indivíduos praticantes de basquetebol e GC de não praticante.

Resultados: O teste de esforço muscular (1RM) é a quantidade máxima de peso levantada uma vez durante a realização de um exercício padronizado de levantamento de peso, idade média de 19,5 ± 4,5 anos. O estudo não apresentou diferença significativa na extensão de joelhos para ambos os grupos. Na condição de unilateral direito os valores de média entre (GE e GC) foi respectivamente (46,6 ± 15,5 e 49,1 ± 11,7), no unilateral esquerdo foi encontrado (47,0 ± 12,5 e 50,0 ± 15,0), respectivamente.

Conclusão: Praticantes recreacionais de basquetebol com histórico de lesão osteomioarticular não apresentam déficit unilateral e bilateral quando avaliados pelo teste de 1RM.