Artigos originais
v. 6 n. 1 (2021): Revista Perspectiva: Ciência e Saúde
ALTERAÇÕES IMUNOLÓGICAS RELACIONADAS AO ESTRESSE EM PERÍODO ACADÊMICO
- Milena Bieger
- Laís Hilgert Schons
- Cassiana Siebert
-
Enviado
-
25 April 2024
-
Publicado
-
25-04-2024
Resumo
O estresse é conceituado como o desgaste do corpo frente as demandas ambientais e a dificuldade de adaptação do indivíduo, desgaste este que ameaça a hemostasia e o bem estar do organismo, podendo provocar alterações em diversos sistemas do corpo humano. Nesse sentido, um sistema frequentemente atingido por situações de estresse psicológico é o sistema imunológico. Essas disfunções podem tornar-se ainda mais evidentes em universitários, os quais estão em constante pressão de provas, exames e atividades acadêmicas. O presente estudo foi realizado em forma de revisão narrativa, com o objetivo de analisar e descrever as principais alterações imunológicas advindas do estresse acadêmico, bem como, aprimorar o conhecimento disponível na literatura atual e a partir deste, complementar a produção científica já existente. Com a realização deste trabalho, pôde-se constatar a escassez de estudos na literatura envolvendo especificamente alterações imunológicas que acometem acadêmicos em situações de estresse. Contudo, dentre os resultados encontrados, pode-se concluir que o estresse que atinge diversos universitários acaba por causar sérias consequências no desempenho acadêmico destes, bem como em seus sistemas neuroendócrino e imune, com alterações a nível de liberação de glicocorticóides e em células e moléculas envolvidas na defesa do organismo.
Referências
- ALMOJALI, A. I. et al. The prevalence and association of stress with sleep quality among medical students. Journal of Epidemiology and Global Health, n. April, p. 169–174, 2019.
- ANTUNES, J. Estresse e Doença: o que diz a evidência? Psicologia, Saúde & Doença, v. 20, n. 3, p. 590–603, 2019.
- BARDAGI, M. P.; HUTZ, C. S. Eventos estressores no contexto acadêmico: uma breve revisão da literatura brasileira. Interação em Psicologia, v. 15, n. 1, p. 111–119, 2011.
- BARROS, R. B.-A.; GALLINA, A. Z.; RADAELLI, P. B. A influência do estresse e dos hábitos de vida imunidade dos acadêmicos de medicina do Centro Universitário Assis Guargacz. Revista Thêma et Scientia, v. 7, n. 2, p. 209–219, 2017.
- BORINE, R. D. C. C.; WANDERLEY, K. D. S.; BASSITT, D. P. Relação entre a qualidade de vida e o estresse em acadêmicos da área da saúde. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 6, n. 1, p. 100, 2015.
- BORTOLUZZI, C. DE L.; STOCCO, J. A. P. A influência do estresse no ambiente de trabalho do secretário executivo. Secretariado Executivo em Revista, v. 2, n. 2, 2011.
- BUENO, J. R.; GOUVÊA, C. M. C. P. Cortisol e exercício: efeitos, secreção e metabolismo. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício, v. 10, n. 3, p. 178, 2011.
- CAPRISTE, M. L. P. et al. Reflexões sobre a influência do estresse crônico na transformação de células saudáveis em células cancerígenas. Revista de Enfermagem UFPE online, v. 11, n. 6, p. 2473–79, 2017.
- DHABHAR, F. S. Effects of stress on immune function: The good, the bad, and the beautiful. Immunologic Research, v. 58, n. 2–3, p. 193–210, 2014.
- DRAGOŞ, D.; TǍNǍSESCU, M. D. The effect of stress on the defense systems. Journal of Medicine and Life, v. 3, n. 1, p. 10–18, 2010.
- HIRSCH, C. D. et al. Fatores percebidos pelos acadêmicos de enfermagem como desencadeadores do estresse no ambiente formativo. Texto e Contexto Enfermagem, v. 27, n. 1, p. 1–11, 2018.
- JORGE, S. R.; SANTOS, P. B. DOS; STEFANELLO, J. M. F. O cortisol salivar como resposta fisiológica ao estresse competitivo: uma revisão sistemática. Revista da Educação Física/UEM, v. 21, n. 4, p. 677–686, 2010.
- JÚNIOR, D. M. et al. Sistema imunitário - Parte II: Fundamentos da resposta imunológica mediada por linfócitos T e B. Rev Bras Reumatol, v. 50, n. 5, p. 552–580, 2010.
- JUVINAO, K. MAESTRE et al. Niveles de citocinas (IL1 β, IL 6 y TNF-α) en estudiantes con estrés académico. Salud Uninorte, v. 35, n. 1, p. 1–11, 2019.
- LEE, D. Y.; KIM, E.; CHOI, M. H. Technical and clinical aspects of cortisol as a biochemical marker of chronic stress. BMB Reports, v. 48, n. 4, p. 209–216, 2015.
- LIMA, R. L. DE et al. Estresse do Estudante de Medicina e Rendimento Acadêmico. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, n. 4, p. 678–684, 2016.
- LIPP, M. E. N. Mecanismos neuropsicofisiológicos do estresse: teoria e aplicações clínicas. 3. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010a.
- LIPP, M. E. N. Stress e o turbilhão da raiva. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010b.
- MÁXIMO, C. N.; FORTES, I. G. Estresse e nível de cortisol em universitários: revisão da literatura. Batatais Saúde, v. 5, n. 2, p. 67–77, 2016.
- MAYDYCH, V. et al. Impact of chronic and acute academic stress on lymphocyte subsets and monocyte function. Plos One, v. 12, n. 11, p. 1–19, 2017.
- MENEGHINI, F.; PAZ, A. A.; LAUTERT, L. Fatores ocupacionais associados aos componentes da síndrome de burnout em trabalhadores de enfermagem. Texto e Contexto Enfermagem, v. 20, n. 2, p. 225–233, 2011.
- MORETTI, F. A.; HÜBNER, M. M. C. O estresse e a máquina de moer alunos do ensino superior: vamos repensar nossa política educacional? Rev. Psicopedagogia, v. 34, n. 105, p. 258–267, 2017.
- NANDI, M. et al. Stress and its risk factors in medical students: an observational study from a medical college in India. Indian Journal of Medical Sciences, v. 66, n. 1–2, p. 1–12, 2012.
- OLIVEIRA, C. M. B. DE et al. Citocinas e a dor. Rev Bras Anestesiol, v. 61, n. 2, p. 255–265, 2011.
- REHMANI, N.; KHAN, Q. UL A.; FATIMA, S. S. Stress, anxiety and depression in students of a private medical school in Karachi, Pakistan. Pakistan Journal of Medical Sciences, v. 34, n. 3, p. 696–701, 2018.
- SALIBA, T. A. et al. Stress, cortisol levels and the adaptation of Dental students to the academic environment. Revista da ABENO, v. 18, n. 3, p. 137–147, 2018.
- SANGIORGIO, J. P. M. et al. Salivary levels of SIgA and perceived stress among dental students. J. Health Biol Sci., v. 6, n. 1, p. 9–16, 2018.
- SANTOS, F. S. et al. Estresse em estudantes de cursos preparatórios e de graduação em medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 41, n. 2, p. 194–200, 2017.
- SOUSA, M. B. C. DE; SILVA, H. P. A.; GALVÃO-COELHO, N. L. Resposta ao estresse: I. Homeostase e teoria da alostase. Estudos de Psicologia, v. 20, n. 1, p. 2–11, 2015.
- VIEIRA, K. F. et al. A utilidade dos indicadores da qualidade no gerenciamento de laboratórios clínicos. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 47, n. 3, p. 201–210, 2011.
- YARIBEYGI, H. et al. The impact of stress on body function: A reviewEXCLI JournalLeibniz Research Centre for Working Environment and Human Factors, , 21 jul. 2017.